Arapiraca e Rio Largo cancelam festas juninas por causa da chuva; veja lista de cidades

Por redação com G1/ AL 30/05/2022 18h06
Por redação com G1/ AL 30/05/2022 18h06
Arapiraca e Rio Largo cancelam festas juninas por causa da chuva; veja lista de cidades
Famílias estão desalojadas por causa das chuvas em Arapiraca - Foto: Reprodução/TV Gazeta

A prefeitura de Arapiraca e a prefeitura de Rio Largo anunciaram nesta segunda-feira (3) que não vão mais realizar festas juninas na cidade. Com isso, subiu para 7 as cidades que cancelaram os festejos de São João pelo mesmo motivo: os estragos causados pelo temporal que atinge o estado desde a última semana.

Na cidade do Agreste, os shows programados para os dias 22 de junho e 3 de julho. Já Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, ainda não tinha divulgado a programação, mas já se antecipou ao cancelamento.

O estado tem 33 municípios em situação de emergência, mas Arapiraca não é um deles. Mesmo assim, de acordo com a prefeitura, há 104 pessoas em abrigos na cidade, recebendo assistência do Poder Público por que tiveram que deixar suas moradias.

“Embora, o município de Arapiraca não sofra tanto quanto as outras cidades, precisamos estar atentos, prevenidos e no controle da situação”, disse o prefeito Luciano Barbosa (MDB).

O prefeito não informou, contudo, se a suspensão pode ser reavaliada a partir da mudança no cenário das chuvas ou se haverá o cancelamento definitivo da programação.

O grande volume de chuva dos últimos dias tem causado alagamentos e inundações em diversos municípios do estado. Três pessoas morreram por causa do temporal. O MP-AL recomendou que Maceió também cancele os festejos juninos.

Outras festas de São João canceladas

Arapiraca é o 7º município a cancelar os festejos juninos por causa dos reflexos causados pelo temporal.

Rio Largo, que está em situação de emergência, registrou neste domingo (29) o maior aumento de pessoas afetadas pelas chuvas, passando de 297 desabrigados para 500 desabrigados e 3.004 desalojados.

“Meu povo, devido às fortes chuvas que atingiram a nossa cidade, causando danos a diversas famílias riolargueses, informo o cancelamento dos festejos juninos de Rio Largo”, informou o prefeito Gilberto Gonçalves por meio das redes sociais.

Na última semana, outras 5 prefeituras já tinham feito anúncios semelhantes: Santa Luzia do Norte, Roteiro, Feliz Deserto, Jequiá da Praia e São Miguel dos Campos.