Prefeito Luciano anuncia criação da secretaria da ordem pública em Arapiraca

Por redação com assessoria 28/04/2022 20h08 - Atualizado em 28/04/2022 20h08
Por redação com assessoria 28/04/2022 20h08 Atualizado em 28/04/2022 20h08
Prefeito Luciano anuncia criação da secretaria da ordem pública em Arapiraca
Criação da Secretaria - Foto: Assessoria

As ações em defesa do patrimônio público, da segurança urbana e do respeito aos direitos dos cidadãos e cidadãs arapiraquenses terão fortalecidas, a partir de agora, com a criação da Secretaria Municipal da Ordem Pública.

Na tarde desta quinta-feira (28), o prefeito Luciano Barbosa apresentou aos secretários municipais e vereadores o documento que estabelece a criação do novo órgão da gestão municipal.

O documento com o projeto de criação da secretaria, como também da oficialização da Guarda Municipal de Arapiraca, foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Thiago ML.

De acordo com o prefeito Luciano Barbosa, os critérios para a criação da Secretaria Municipal da Ordem Pública foram amplamente discutidos com especialistas na área da segurança pública, a exemplo do ex-comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca, coronel Ênio Bolivar.

Coronel Ênio Bolivar

“Esse é um passo importante que gostaríamos de ter dado no ano passado, mas tivemos de esperar mais um pouco, devido à pandemia da Covid-19 e ajustes na máquina administrativa municipal”, afirmou o prefeito Luciano Barbosa, revelando que, no projeto de lei, foram feitos alguns ajuste à lei que previa a criação da Guarda Municipal, com o propósito de assegurar integralmente todas as atribuições dos dois órgãos, com os direitos e deveres que são garantidos perante a sociedade.

Vagas


Ainda de acordo com o projeto, na próxima semana, o documento será analisado pela Procuradoria Jurídica da Câmara de Vereadores com a equipe técnica da Prefeitura de Arapiraca, para que seja dado o encaminhamento acerca do número de vagas em concurso, entre outros detalhes técnicos, e posterior votação em plenário.

“Desde o ano passado que estamos revitalizando todo o sistema de iluminação pública na cidade, com a troca das antigas lâmpadas por potentes luminárias em LED, para reforçar as ações de segurança pública em parceria com as polícias, além de tornar mais bela a nossa cidade”, acrescentou o prefeito Luciano Barbosa.

As novas luminárias geram economia de cerca de 60% no consumo e tem um custo de manutenção baixo para a gestão municipal, que já realizou a substituição de 25% das antigas lâmpadas. A meta é dotar a cidade de Arapiraca com 100% de iluminação em LED pelos próximos dois anos.