VÍDEO: Moradores bloqueiam rodovia em protesto contra a Mineração Vale Verde em Craíbas

Um protesto está sendo realizado na manhã desta quinta-feira (17), na AL-486, em trecho que dá acesso ao município de Craíbas, nas proximidades da Mineração Vale Verde.
Em nota, a empresa criticou a manifestação e afirmou que espaços para diálogo estão sendo abertos com frequência entre a mineradora e a população (veja a nota ao final da matéria).
Os moradores da região afirmam que muitos transtornos estão sendo provocados pela atuação da mineradora, como o barulho ocasionado por explosões e a grande quantidade de fumaça e poeira.
A pista ficou interditada nos dois sentidos, pois os moradores atearam fogo em pneus, impedindo o fluxo de veículos.
Um funcionário da mineradora está conversando com eles para negociar a liberação da pista. Uma equipe do Corpo de Bombeiros e outra da Polícia Militar estão no local acompanhando a situação.
Veja a nota da empresa na íntegra:
NOTA
Funcionários da Mineração Vale Verde (MVV) foram, novamente, impedidos de seu direito de ir e vir nesta quinta-feira (17), devido à nova manifestação de um grupo de pessoas na AL-486.
Os manifestantes fecharam a rodovia em vários pontos e empregados(as) da MVV e prestadores de serviços, uniformizados(as), estão sendo impedidos(as) de prosseguir para acesso à sede da empresa, em Craíbas-AL.
Desde a semana passada, nos dias 8 e 10 de fevereiro, e na data de ontem, 16 de fevereiro, a MVV tem realizado Diálogos Sociais Especiais — um que ocorreu na Escola Municipal Antônio Jovino da Silva, na comunidade Lagoa do Mel, e dois na residência de moradores — para entender melhor as demandas do grupo e manter o canal de comunicação aberto e acessível, a fim de esclarecer os pontos trazidos pelos manifestantes.
É importante salientar, ainda, que a nossa empresa propôs a criação formal de um Comitê de Participação Popular, para discutir e tratar de forma ampla, participativa e técnica todos os pontos reivindicados pelos manifestantes. O comitê de ampla participação contaria, também, com a participação de representantes de todas as comunidades da Área de Influência Direta da empresa, além de representação da Secretaria de Meio Ambiente do município.
A MVV reafirma seu compromisso com o diálogo, certa de que o entendimento se estabelecerá por meio de conversas abertas e sem animosidade.
A MVV tem como uma de suas premissas ouvir as populações que estão próximas à Mina Serrote e, para isso, possui um canal direto de ouvidoria, o Fale Conosco, onde a população pode enviar suas dúvidas, sugestões, reivindicações ou elogios pelo telefone WhatsApp (82) 9.8189-6016 e o email [email protected], com funcionamento das 8h às 22h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.
A Mineração Vale Verde reforça, assim, seu compromisso com a região do Agreste alagoano, estando sempre disposta a ampliar essa interlocução com todos os públicos.
Atualização 9h30: Após conversa com o representante da mineradora, manifestantes recuam e fogo começa a ser apagado pelos bombeiros. A pista deve ser liberada em instantes.
Últimas Notícias

Novos ícones do esporte brasileiro

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
