Prefeitura deixa mais de 150 arapiraquenses estudantes do Ifal Palmeira dos Índios sem transporte
Estudantes afirmam que secretária teria prometido transporte, mas recuou da decisão na última semana
Com as aulas afetadas desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Palmeira dos Índios e que residem em Arapiraca, estão enfrentando mais um desafio. Desta vez, o desafio é conseguir liberação de transporte por parte da Prefeitura de Arapiraca.
Conforme de informações dos estudantes, desde outubro de 2020 que parte das aulas no Ifal foram retomadas. “Alguns alunos voltaram a estudar para ter aula de laboratório. Desde então, buscamos conseguir ônibus junto a Prefeitura. O próprio Ifal enviou ofício para a Prefeitura de Arapiraca, relatando nosso caso e pedindo transporte. Mas não obteve resposta”, contaram os estudantes.
O retorno das aulas 100% presencial no Ifal está marcado para ocorrer na próxima segunda-feira, 09 de fevereiro. Devido a isso, mais uma vez o Ifal enviou nota para a Prefeitura e os mais de 150 estudantes entraram em contato com o órgão municipal para solicitar, mais uma vez, o ônibus para o deslocamento entre as cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios, mas não tiveram sucesso em suas demandas.
“Falamos com as Secretarias de Gestão e de Educação, e o próprio prefeito, Luciano Barbosa, está ciente da nossa situação. No dia 18 de janeiro, a secretária de Educação, Ivana Carla se comprometeu com a gente, em reunião, afirmando que teria transporte, ao menos dois ônibus. Ela chegou a dizer que o custo do ônibus era um valor ínfimo, que não comprometia os gastos da Prefeitura. Porém, em nova reunião no último dia 1º, terça-feira, ela recuou e disse que não havia como nos fornecer transporte”, desabafou uma estudante que preferiu não se identificar.
Os estudantes afirmam que já procuraram a Defensoria Pública e a Prefeitura de Arapiraca foi intimada a prestar esclarecimentos sobre o caso. “É um descaso o que a Prefeitura está fazendo com os estudantes. Segunda-feira inicia o período de aula e não sabemos como chegar no Ifal. Precisamos estudar, porém não temos condições de pagar transporte complementar. Uma passagem de van de Arapiraca para Palmeira dos Índios é R$ 12,00, ou seja, R$ 24,00 diariamente,” lamentou a estudante.
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca de Arapiraca afirmou que está aguardando a votação do orçamento de 2022 por parte da Câmara Municipal de Vereadores, para que assim os ônibus sejam disponibilizados (Veja a nota no fim da matéria).
A alegação da Prefeitura foi contestada pelos estudantes do Ifal. “Fomos na Câmara no dia 1º de fevereiro e conversamos com o presidente de lá, o vereador Thiago ML. Ele nos informou que a votação do orçamento não justifica a não disponibilização do transporte. Além disso, a Própria secretária já havia afirmado que o valor do transporte era ínfimo”.
As estudantes ainda ressaltam que a licitação da empresa de ônibus de Arapiraca é válida até o dia 08 de março, conforme havia sido informado a eles, anteriormente, pela secretária de gestão municipal.
Veja a nota da Prefeitura
A Prefeitura de Arapiraca informa que está aguardando a aprovação do orçamento de 2022 pela Câmara Municipal para poder realizar a contratação dos ônibus que realizam o transporte dos arapiraquenses que estudam no Ifal de Palmeira dos Índios.
Últimas Notícias
Caso Dyllan: Mãe e padrasto são condenados pela morte de menino de 3 anos em Arapiraca
Homem é preso após invadir 3º BPM para ameaçar ex-companheira em Arapiraca
Confederação tira título de Senegal e declara Marrocos campeão da Copa Africana de Nações
Homicídio em área de difícil acesso mobiliza forças de segurança em Piaçabuçu
Governo do Estado assegura novo Portugal Ramalho; decisão judicial impulsiona projeto Grande Maceió
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Debate sobre o dia 18 de maio em São Sebastião

