Hospital de Arapiraca promove ações de sensibilização sobre a saúde mental

Por Ascom Hospital Regional 01/02/2022 07h07
Por Ascom Hospital Regional 01/02/2022 07h07
Hospital de Arapiraca promove ações de sensibilização sobre a saúde mental
Ação janeiro Branco Hospital Regional de Arapiraca - Foto: Assessoria

No mês em que se realizam ações de conscientização sobre Saúde Mental, o Hospital Regional Nossa Senhora de Bom Conselho, em Arapiraca, promoveu uma campanha de alerta entre seus colaboradores. “Faça isso por você hoje” foi o tema do movimento protagonizado pelo Núcleo de Humanização e que percorreu as instalações do HRNSBC.

A ação contou com a participação da equipe de Psicologia e do SESMET, além de outros membros da equipe, que levavam mensagens de autoajuda e de valorização pessoal e profissional para cada colaborador em seu ambiente de trabalho. A campanha foi finalizada na última sexta-feira, 28.

“Qual o tempo que vocês dedicam a vocês, cuidando de sua saúde e se desligando de compromissos e responsabilidades?”, questionava em grupos a psicóloga Emília Ferreira. Nas abordagens também eram entregues a cada funcionário, bilhetes anexados a guloseimas. “Estamos provocando constantemente para que cada um pense também em si, cuide de sua saúde. Pois, só assim será possível cuidar do outro”, explicou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix.

Os funcionários eram sensibilizados sobre o Janeiro Branco e os efeitos de desajustes na saúde mental, que podem levar a depressão e outras consequências. “Momentos assim nos fazem parar e pensar, porque às vezes estamos apenas no automático”, comentou a fisioterapeuta Talisia Nunes, que faz parte da UTI Geral e participou de uma roda de conversas.

Entrevistas

Além da campanha no Hospital Regional para funcionários, a psicóloga Morgana Lucio e Eliane Félix participaram de entrevistas sobre o tema. Uma delas na TV OOPS, com o apresentador e cantor, Cesar Soares. “A pandemia trouxe ainda mais a tona esse assunto e, além do janeiro, vamos falar sobre saúde mental o ano inteiro”, explicou Eliane.

Para o provedor do HRNSBC, Geraldo Magela, a saúde mental da equipe faz parte dos princípios do Hospital. “Quem cuida do outro precisa estar bem, fisicamente e mentalmente. Por isso estamos atentos a essa problemática”, falou.