Flurona: Israel registra primeiro caso de dupla infecção por gripe e covid
Israel registrou nesta semana um caso raro de infecção pelo vírus da gripe e Covid-19 simultaneamente, uma doença apelidada de "flurona" — junção das palavras flu (gripe, em inglês) e corona. Segundo a mídia local, a paciente infectada foi uma jovem grávida, que manifestou apenas sintomas leves. A mulher estava internada no Rabin Medical Center, na cidade de Petah Tikva.
A paciente foi diagnosticada com as duas doenças assim que chegou à unidade de saúde. Segundo os médicos, a jovem não havia recebido vacinas contra o coronavírus ou contra a influenza, o que facilitou o diagnóstico conjunto. "A doença é a mesma. Elas são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambos atacam o trato respiratório superior", disse o professor Arnon Vizhnitser, diretor do Departamento de Ginecologia da unidade de saúde ao jornal local Hamodia.
Esse é o primeiro caso documentado de "flurona" no mundo. O Ministério da Saúde israelense estuda o caso para determinar se a combinação dos dois tipos de vírus causa maior gravidade da doença, e acredita haver outras infecções do tipo no país, mas ainda sem diagnóstico.
Vacinação em Israel
O país foi um dos primeiros a aprovar a quarta dose da vacina contra Covid-19, estendendo a imunização para pessoas com baixa imunidade como forma de conter o número de contaminações causadas pela variante Ômicron. Agora, Israel também estenderá a quarta dose do imunizante para idosos em instituições de cuidado.
Últimas Notícias
Lotéricas ficam cheias em dia de sorteio da Mega da Virada
Explosão durante incêndio deixa bombeiros feridos em Sant’Ana do Livramento (RS)
PM-AL reduz em 47% as ocorrências de cativeiro de animais silvestres em 2025
Com disposição e alegria, corredores anônimos agitam a São Silvestre

