Trabalho em parceria com a Ufal listou 325 espécies de peixes na APA Costa dos Corais
Artigo com professores de Penedo aponta que 12% das espécies estão em algum nível de ameaça de extinção
Os professores Cláudio Sampaio e Flávio Ferreira-Junior, do Laboratório de Ictiologia e Conservação, da Ufal em Penedo, assinam um artigo que foi capa do periódico Neotropical Ichthyology, da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI), ciclo outubro-dezembro.
O trabalho intitulado, com tradução livre, Biodiversidade e conservação dos recifes de corais na maior Área de Proteção Marinha do Brasil analisou a riqueza, distribuição e a conservação de peixes recifais na Costa dos Corais, que é a maior APA costeira de uso múltiplo do país.
De acordo com os pesquisadores, os recifes de coral abrigam uma das maiores biodiversidades de peixes do planeta, mas as informações sobre eles ainda estão ausentes em muitas regiões.
Como resultado, um total de 325 espécies de peixes foi listado para APA Costa dos Corais, incluindo Chondrichthyes (28) e Actinopterygii (297). As espécies de peixes foram representadas por 81 famílias e as mais representativas são as de Carangidae (23 espécies), Labridae (21) e Gobiidae (15).
“A riqueza de peixes da APA representou 44% de todas as espécies de peixes registradas no Oceano Atlântico Sudoeste, destacando a importância em grande escala desta APA”, ressaltou o trabalho. Os pesquisadores também registraram 40 espécies como Quase Ameaçada (NT), Vulnerável (VU), Em Perigo (EN) ou Criticamente Em Perigo (CR), o que representa 12% do total catalogado.
O artigo publicado no Neotropical Ichthyology foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco e do Projeto Conservação Recifal (PCR), que concluem: “Este estudo reforça a importância da APA Costa dos Corais na biodiversidade e conservação dos peixes recifais e enfatiza a necessidade urgente de estratégias de conservação”.
Últimas Notícias
PM registra 70 dias sem feminicídio e 210 agressores presos na Grande Maceió
“MPAL de Mãos Unidas Contra o Feminicídio”: gestores da Região Norte assinam TAC para fortalecer rede de proteção à mulher durante audiência pública em Maragogi
Ônibus escolares ficam destruídos após incêndio na garagem da Prefeitura de Boca da Mata
Mulher morre ao ter moto atingida por carro, em União dos Palmares
“Rio Largo reconhece quem trabalha”, diz prefeito ao receber Renan Filho
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba

