Vídeo. Professora de escola estadual, em Arapiraca vence Olimpíada de Língua Portuguesa a nível nacional

Por Victor Hugo/ Redação 11/12/2021 15h03 - Atualizado em 11/12/2021 16h04
Por Victor Hugo/ Redação 11/12/2021 15h03 Atualizado em 11/12/2021 16h04
Vídeo. Professora de escola estadual, em Arapiraca vence Olimpíada de Língua Portuguesa a nível nacional
Professora Lívia de Oliveira ficou emocionada com o resultado - Foto: Cortesia

A professora Lívia de Oliveira Silva, da escola estadual Professor José Quintela Cavalcante, no bairro Baixão, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foi uma das quatro vencedoras da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria artigo de opinião.

O evento a nível nacional e em parceria com o Ministério da Educação, contou com mais 110 mil escolas inscritas. Além de Lívia, outros dois alagoanos também estiveram entre os vencedores, o professor Gilmar de Oliveira Silva, da escola estadual Rocha Cavalcanti, em união dos Palmares e o professor Melqui Zedeque Lopes Ribeiro, da escola estadual Deputado José Medeiros, em Paulo Jacinto.

Com 17 anos de experiência, a professora Lívia de Oliveira, escolheu como tema de seu artigo de opinião “Longe dos olhos e perto do coração”. Foram quatro etapas, escolar, municipal, estadual e semifinal, até chegar à fase final, onde a profissional conseguiu se destacar e conquistar o objetivo principal que era vencer o concurso.

Durante as fases vencidas, prêmios foram conquistados como assinaturas em periódicos, certificados, celular smartphone, leitor digital e notebook. A escola em que Lívia de Oliveira ensina também receberá prêmios como acervo de livros e uma placa de reconhecimento pela conquista da professora.

Lívia de Oliveira ficou muito feliz e emocionada com o resultado obtido. Ela destacou o que quis expressar enquanto escrevia o seu artigo de opinião. Confira abaixo a mensagem enviada pela professora, ao Portal Já é Notícia.

“Sinto como uma recompensa por um bom trabalho feito. Eu sempre participei dessa Olimpíada; no entanto, no Estado, como estava anteriormente na coordenação, só comecei a participar nesses dois últimos concursos. Fui selecionada no Município de Arapiraca, na categoria memórias literárias, neste último ano, mas nada se compara a experiência de ser vencedora nacional.

Certamente, agradeço muito ao meu Criador Jeová Deus, aos meus pais, que sempre deram muito valor à leitura e à escrita; e, mais recentemente, depois de ser aprovada para o Mestrado Profissional de Letras na UFAL, tive a oportunidade de aprender muito e isso me fez valorizar ainda mais as experiências dos meus estudantes.

Ao escrever meu relato de prática, tive como principal objetivo apresentar a aplicação e os resultados de cada oficina proposta pela Olimpíada. Além do meu produto final, dois estudantes também produziram artigos de opinião sobre questões polêmicas da nossa comunidade, o lugar onde vivemos, segundo o tema da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Estou orgulhosa do trabalho árduo realizado e espero estimular os estudantes e colegas professores a continuarem sua busca por conhecimento”, finalizou a educadora.