Homem acusado de mandar matar a sogra, em Traipu deve passar por novo júri

Por redação com assessoria 24/11/2021 20h08
Por redação com assessoria 24/11/2021 20h08
Homem acusado de mandar matar a sogra, em Traipu deve passar por novo júri
TJAL - Foto: Reprodução

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) acatou recurso do Ministério Público Estadual (MPE/AL) e decidiu marcar um novo júri popular para um homem acusado de mandar matar a sogra. Ele tinha sido absolvido pelo Tribunal do Júri em 2015. A decisão pelo novo julgamento se deu por unanimidade nesta quarta-feira (24).

O crime ocorreu em julho de 2009 no Assentamento Sítio Novo, localizado na Zona Rural de Traipu. A vítima foi a então líder do Movimento Sem-Terra, Iraci Otília da Silva.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, testemunhas, na época das investigações, informaram que Vagner buscava pistoleiros para tirar a vida de Iraci, com o objetivo de que a então companheira dele se beneficiasse do seguro de vida e da casa da vítima.

Segundo os autos, na noite do crime, duas pessoas desceram de uma moto, chamaram a vítima como se quisesse tratar de um assunto importante com ela e, após Iraci se aproximar da dupla, ela foi baleada por diversas vezes.

Vagner foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio qualificado, pelo motivo torpe e emprego de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.

Em 19 de março de 2015, Vagner Alves foi a Júri Popular, mas foi absolvido da denúncia. Os jurados o consideraram inocente. Entretanto, o Ministério Público entrou com um recurso de Apelação Criminal, argumentando que o resultado do júri foi “manifestamente” contrário às provas apresentadas nos autos.

Para o órgão ministerial, há “provas suficientes para lastrear uma condenação”, motivo pelo qual o júri que absolveu o réu deveria ser anulado e um novo realizado.

Por unanimidade, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça acatou a anulação do júri e determinou um novo julgamento, ainda sem data para acontecer.