Na repescagem, gigantes europeus têm vaga na Copa do Mundo ameaçada

Por Redação com Metrópoles 18/11/2021 11h11
Por Redação com Metrópoles 18/11/2021 11h11
Na repescagem, gigantes europeus têm vaga na Copa do Mundo ameaçada
O atacante Cristiano Ronaldo marca seu 100º gol por Portugal - Foto: Janerik HENRIKSSON / TT NEWS AGENCY / AFP

A fase de grupos das Eliminatórias da Europa chegaram ao fim nessa terça-feira (16/11) e, enquanto algumas seleções comemoravam, outras lamentavam. Portugal, Itália, Suécia, Polônia e Rússia, por exemplo, ainda não estão completamente descartadas da Copa do Mundo de 2022, mas estão com a corda no pescoço.

Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha garantiram suas vagas na competição do Catar. Mas os dez 2º colocados da fase de grupos terão pela frente a repescagem, uma segunda chance de carimbar o passaporte para o Mundial. São eles:

Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte.

Surpreende (e assusta) ver Sérvia e Suíça na lista do classificados, “tomando” um lugar que, na teoria, deveria ser das seleções portuguesa e italiana.

É difícil pensar numa Copa do Mundo sem Cristiano Ronaldo, Pepe e a promissora geração de Portugal, com Diogo Jota, João Felix e companhia, e sem a atual campeã da Eurocopa, a Itália que tanto encantou a nação azzurra.

Mas ainda há esperanças. Na repescagem, essas dez seleções, junto da Áustria e da República Tcheca — dois melhores da fase de grupos da Liga das Nações 2020/21 que não se classificaram em primeiro ou segundo nos grupos das Eliminatórias — irão se enfrentar em um mata-mata.

Dos seis confrontos, seis times passarão para a final da repescagem e, então, apenas três terão lugar na Copa do Catar. As semifinais serão no dia 24 de março de 2022, uma quinta-feira, e as decisões serão no dia 29, terça-feira.