Formato de aplicação do Enem pode sofrer mudanças a partir de 2024; entenda
Modificações visam atender ao novo ensino médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve passar por alterações no formato de aplicação das provas. As mudanças, se ocorrerem, deverão atender à lei do novo ensino médio. A recomendação foi enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) no início dessa semana. O documento está em consulta pública e será votado no conselho em dezembro.
Conforme adiantou o jornal Estadão, se aprovadas as modificações, a partir de 2024, o Enem pode ter uma etapa de conhecimentos gerais e, outra, dividida em quatro áreas profissionais. Também pode haver mudança no tipo de questões, que podem passar a ser dissertativas e não apenas de múltipla escolha, como é feito atualmente.
O novo formato previsto para o Enem visa atender ao novo ensino médio, que será oferecido a partir de 2022, dando flexibilidade aos alunos na escolha de parte do currículo, de acordo com suas preferências e aspirações de trabalho. Assim, a nova prova terá de avaliar também essa nova formação.
Se as mudanças forem aprovadas, o Inep deve começar a elaborar o exame a partir dessas diretrizes. Para a ex-presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, "o MEC precisa se preparar, contratar consultores, fazer investimento em dinheiro e técnico para ter um novo banco de itens (perguntas da prova)".
Maria Helena ouviu secretarias, entidades, universidades e analisou um estudo de experiências internacionais feito pela consultoria Vozes da Educação com apoio do Itaú Educação e Trabalho. Conforme apuração, constatou-se que muitos dos países analisados têm uma prova geral e outra com escolha dos estudantes. A maioria tem questões discursivas e algumas orais, como na França e no Reino Unido. Já a China e Alemanha descentralizam a organização do exame, apesar de ele ser nacional.
Caso as mudanças no Enem sejam aprovadas, a segunda etapa deverá ser dividida em:
- Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), classificando alunos para cursos das Engenharias, Química, Computação, entre outros;
- Ciências Sociais Aplicadas, para cursos de Economia, Administração, Direito;
- Humanidades, Linguagens e Artes, para cursos de Filosofia, História, Pedagogia, entre outros;
- Ciências Biológicas e Saúde, para cursos de Medicina, Enfermagem, Meio Ambiente, entre outros.
Últimas Notícias

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas

VÍDEO: Pinguim é resgatado com vida na Praia do Gunga, em Roteiro
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
