Em ataque racista, vereadora é chamada de “preta lixo” na Câmara de Campinas, SP

A vereadora do PT Paolla Miguel foi alvo de ataques racistas enquanto discursava na Câmara de Vereadores de Campinas, no interior de São Paulo, nessa segunda-feira (8/11). A parlamentar defendia o Conselho Municipal da Comunidade Negra, em sessão ordinária, quando foi xingada de “preta lixo” por manifestantes antivacina.
A parlamentar de 30 anos registrou boletim de ocorrência no 1º DP de Campinas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), o caso foi encaminhado ao 5º DP, que apura os fatos por meio de inquérito policial.
“O mandato tomará as medidas, políticas e judiciais, cabíveis contra este caso gravíssimo de crime de ódio, mobilizado e incentivado pelos setores fascistas de Campinas”, afirmou a assessoria da vereadora. Após registrar o caso na polícia, a parlamentar afirmou que aguarda que as devidas medidas sejam tomadas.
Paolla também agradeceu ao vereador Zé Carlos, presidente da Câmara, por solicitar a identificação dos autores do racismo. “Alguém na plateia disse uma besteira. Nós estamos gravando a sessão, nós vamos buscar as imagens, e quem falou vai pagar”, afirmou ele, ao interromper o discurso.
Nesta terça-feira (9/11), o ex-presidente Lula usou o Twitter para expressar solidariedade à “companheira” de partido e condenou o preconceito e as ofensas dirigidas a ela. “O racismo é uma praga, uma herança escravocrata que tem que ser eliminada da nossa sociedade”, escreveu.
“Expomos para identificar os criminosos e para que nunca mais aconteça. O racismo é crime e não deve ser confundido com liberdade de opinião”, escreveu a assessoria da vereadora, ao compartilhar nas redes sociais o vídeo que registra os ataques.
Últimas Notícias

Lucas Litrento revisita “TXOW” e lança 2ª edição: o livro premiado está em pré-venda e volta às ruas com textos inéditos

Polícia Civil deflagra operação prende suspeito de tentativa de homicídio contra PM, em São Miguel dos Campos

Após 11 apresentações, peça 'Tempo de Vagalume' volta a Maceió para iluminar memórias

Mulher é assassinada a pauladas, dentro de casa, em São Sebastião

Homem morre eletrocutado ao ligar máquina de moer ração em Água Branca
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
