Cães protegem corpo de idoso que morreu após esperar seis horas por socorro

Por Sidinéia Tavares/Redação 31/10/2021 14h02
Por Sidinéia Tavares/Redação 31/10/2021 14h02
Cães protegem corpo de idoso que morreu após esperar seis horas por socorro
Cães protegem corpo de idoso que morreu sem socorro - Foto: Reprodução/TV Guarujá

O retrato do descaso com o ser humano foi amenizado pela lealdade e presença de dois animais, após a morte de um homem que morreu no chão de um bar, após passar seis horas esperando socorro médico. O caso ocorre na zona rural de Peruíbe, no litoral de São Paulo, na última sexta-feira, 29.

O idoso Damião de Almeida, 68 anos, passou mal em um bar, ele sentiu fortes dores e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Após seis horas de espera, sem o socorro chegar, o idoso morreu.

O corpo de Damião foi rodeado por dois cachorros, animais de estimação do idoso, que não saíram de perto do corpo, protegendo-o, sem deixar ninguém se aproximar. 

Segundo uma moradora local e o dono do bar, o idoso estava gritando de dor e o socorro foi acionado por volta das 9:30h, porém quatro horas depois o socorro ainda não tinha chegado. Ao notar que o socorro não chegava, a dona de casa Andrea Nunes Gonçalves, ligou insistentemente para o SAMU.

Diante da insistência, uma atendente o SAMU teria lhe dito que “ninguém morria de dor e que havia atendimentos mais urgentes a serem realizados".

Após seis horas desde o primeiro momento que o socorro foi acionado, o SAMU chegou ao local, mas o idoso já estava em óbito. Ainda foram realizadas manobras de reanimação, mas sem sucesso.

A Polícia foi acionada ao local e encontrou o corpo do idoso no chão do bar, coberto por uma manta, cercado pelos cães.