Com público no estádio, ASA volta a disputar Copa do Nordeste após oito anos

Por redação com Gazetaweb 13/10/2021 18h06 - Atualizado em 13/10/2021 19h07
Por redação com Gazetaweb 13/10/2021 18h06 Atualizado em 13/10/2021 19h07
Com público no estádio, ASA volta a disputar Copa do Nordeste após oito anos
Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca - Foto: Ailton Cruz / Gazeta de Alagoas

A Copa do Nordeste 2022 já começou e agora é a vez de Alagoas estrear na competição. Nesta quinta (14), às 20h, o ASA entra em campo no Regional recebendo os paraibanos do Sousa, pela primeira fase da competição. A partida acontecerá no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, que terá a presença da torcida alvinegra, em Arapiraca, além de ser decidida em jogo único.

Nesta primeira fase da Copa do Nordeste, 16 equipes se enfrentam em jogo único, buscando uma vaguinha no próximo mata-mata do campeonato. A regra é simples, que vencer avança, e, em caso de empate, iremos para os pênaltis. O vencedor do duelo entre alagoanos e paraibanos irá enfrentar o Confiança.

Cenário


A partida marca o retorno das equipes aos gramados, após serem eliminadas na Série D 2021. No caso do ASA, foi de uma forma mais dolorosa. O Gigante acabou sendo o penúltimo no seu grupo, com apenas 12 pontos conquistados, e foi eliminado. Com isso, o clube ficou mais de um mês sem uma partida oficial.

O Sousa também caiu na Série D, porém, ainda conseguiu pontuar mais que os arapiraquenses. O Dinossauro ficou no quinto lugar do Grupo 3, com 16 pontos, e por pouco não avançou para o mata-mata. Porém, o que marcou o time alviverde na competição foi a vitória por 7 a 0, sobre o Caucaia, ainda na 6ª rodada.

ASA


O clube alvinegro vem muito diferente de como terminou a fase de grupos da Série D. Dos nomes mais famosos, o goleiro Dida, o atacante Fernandinho e o volante Jonnatthann, não permaneceram para a disputa do Regional. Luiz Mach é outro que deixou o clube e acertou com o Agrimaq para a Segundona do Alagoano. Destaque do Alvinegro, Zé Wilson acertou com o Nacional de Muriaé, já Gabriel foi para o Paraupebas.

Mas se engana quem pense que o Fantasma não trouxe reforços. Além de manter algumas peças como Darlisson e Matheuzinho, o clube acertou o retorno do volante Ciel e do atacante Jean Carlos, famoso no futebol de Alagoas e com boa passagem pelo clube arapiraquense. Além disso, o ASA ainda acertou com o volante Jadson Jal.

A diretoria do Alvinegro optou pela permanência do auxiliar Riva. No comando do Gigante, ele conseguiu duas vitórias na Série D, livrando o clube da lanterna. Conhecendo a casa, Riva deve escalar o ASA da seguinte forma: Alexandre; Joaninha, Marcão, Éverton e Chiquinho Alagoano; Caio, Ezequiel (Henrique), Ciel e Matheuzinho; Joanderson e Darlisson (Xande).

Sousa


O Verdão do Sertão vive uma temporada de altos e baixos. Após ser vice-campeão paraibano no primeiro semestre, o clube acabou não conseguindo se classificar na Série D do Brasileiro, tendo um hiato de um mês sem partidas, assim como seu adversário. Porém, a campanha parece ter agradado, já que apenas cinco jogadores deixaram o elenco e a permanência do técnico Tardelli Abrantes foi confirmada.

Para repor as saídas de Liniker, Almir, Roni Lobo, Adriano Napão e Tarcísio, o clube trouxe alguns reforços para a disputa da Copa do Nordeste. Keilo, Marcelo, Jó Boy, Romel, Gleidson e o lateral André Victor são as novas peças para o treinador para a disputa em Arapiraca. Jó Boy, inclusive, já jogou no Gigante.

O time de Tardelli fez um pequeno treino no agreste alagoano na tarde de ontem (13), após a longa viagem de 580km entre o sertão paraibano e a Terra do Fumo. O treinador do Sousa deve escalar o time da seguinte forma: Ricardo, André Victor, Adriano, João e Weslley; Keilo, Romeu (Gleidson), Daniel Costa e Arthur Santos; Rodrigo Poty e Jó Boy.

Arbitragem


Antonio Magno Lima Cordeiro (CBF-CE) será o árbitro da partida. O cearense terá auxílios de Jailson Albano da Silva (CBF-CE) e José Moracy de Sousa e Silva (CBF-CE). O quarto árbitro será Jonata de Souza Gouveia (CBF-AL). O jogo não terá a presença do árbitro de vídeo.