PF cumpre mandados em AL em operação que investiga fraudes na compra de medicamentos pelo Ministério da Saúde
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (21), operação que investiga fraudes na compra de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde. Os investigadores cumprem 15 mandados de busca e apreensão em Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal e São Paulo.
A suspeita, segundo os agentes, é de que um esquema favorecia empresas, o que gerou desabastecimento no estoque da pasta. As fraudes teriam provocado a morte de pelo menos 14 pacientes e prejuízo de R$ 20 milhões (veja detalhes abaixo).
Segundo a investigação, os crimes ocorreram entre 2016 e 2018. Os policiais identificaram que o esquema envolveu a aquisição de medicamentos pela Diretoria de Logística em Saúde do Ministério da Saúde.
A PF informou que o abastecimento dos seguintes remédios foram afetados pelo esquema:
Aldurazyme
Fabrazyme
Myozyme
Elaprase
Soliris/Eculizumabe
Os policiais disseram que encontraram indícios de inobservância da legislação administrativa, licitatória e sanitária, além do descumprimento de decisões judiciais dadas a pacientes. Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e corrupção ativa.
'Agravamento de saúde'
Segundo a PF, a má condução dos processos de aquisição desses medicamentos causou o desabastecimento por vários meses dos estoques da pasta. A Polícia Federal estima que houve repasse de R$ 20 milhões para a compra de medicamentos que nunca foram entregues.
Os investigadores informaram que o problema gerou prejuízo a centenas de pacientes beneficiários de ordens judiciais, o que contribuiu para o 'agravamento de saúde' deles.
Dos pacientes que sofreram com a falta dos medicamentos, pelo menos 14 morreram. Os agentes disseram que a informação sobre os óbitos foi prestada por associações e familiares de vítimas, que afirmaram aos policiais que elas morreram sem acesso a uma última tentativa de tratamento médico.
Últimas Notícias
Ação Civil Pública interrompe cobrança ilegal por empresa e garante transporte urbano gratuito para pessoas idosas de Pilar
Ministério Público denuncia dupla por maus-tratos em clínica clandestina após casos de morte de animais
Jogador Vitão, ex-Cruzeiro e CSA, morre dias após ser vítima de bala perdida em Maceió
Polícia Civil prende homem por homicídio qualificado ocorrido durante vaquejada em Ouro Branco
Polícia Civil prende suspeito de matar idosa por engano e revela detalhes da investigação
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca

