7 dicas para cuidar da sua sanidade mental

A qualidade de vida está diretamente ligada à saúde mental. Por isso, confira as 7 dicas para cuidar da sua sanidade mental e viver melhor!

19/08/2021 19h07 - Atualizado em 19/08/2021 19h07
19/08/2021 19h07 Atualizado em 19/08/2021 19h07
7 dicas para cuidar da sua sanidade mental
Sanidade mental - Foto: Sanidade mental

A sanidade mental em dia permite maior qualidade de vida, rotina equilibrada e saudável. Para isso, pode ser necessário mudança de hábitos, auxílio de uma clínica de recuperação, ajuda psicológica, entre outras ações que beneficiam a pessoa que necessita melhorar esse aspecto da sua vida.

Atualmente, há uma grande atenção para a saúde mental das pessoas, afinal, ela impacta diretamente em diversas áreas da vida, seja familiar, relacionamentos sociais, profissional. Por isso, ter atenção a ela, priorizar e buscar formas de melhorar a sanidade mental é cada vez mais necessário.

Quer entender melhor sobre sanidade mental e dicas para manter a sua em dia? Então, confira neste post mais informações do assunto e dicas para cuidar da sua saúde da mente.

O que é perder a sanidade mental?


A perda da sanidade mental pode ocorrer com a diminuição do entendimento da realidade ou visão distorcida dos fatos.

Neste caso, a pessoa que possui perda em algum grau da sua sanidade mental pode apresentar alterações mórbidas que comprometem sua qualidade de vida e rotina.

O que é um exame de sanidade mental?


O exame de sanidade mental é feito pelo médico, comumente pelo especialista em psiquiatria.

O médico psiquiatra pode aplicar testes para verificar a saúde mental do paciente, para avaliar os seguintes pontos:

● Funções cognitivas em geral
● Memória
● Atenção
● Capacidade de raciocínio e julgamento
● Habilidades verbais
● Habilidades matemáticas
● Níveis de concentração

A avaliação do médico é importante para avaliar o nível de comprometimento da saúde mental do paciente. Em alguns casos e conforme o profissional, além da terapia com um psicólogo, ele poderá fazer a prescrição de medicamentos para minimizar diversos sintomas, porém isso varia de acordo de pessoa para pessoa.

É preciso sempre consultar um psiquiatra em caso de alterações no sono, irritabilidade, tristeza, ansiedade, entre outros sintomas. A saúde mental é ainda um tabu para muitas pessoas, o que atrasa o diagnóstico, tratamento, recuperação e retorno das atividades cotidianas.

Por isso, em caso de qualquer alteração, não hesite em procurar um médico.

O que leva a insanidade mental?


Vários fatores podem levar qualquer pessoa a ter baixa na sua sanidade mental, e entre os fatores mais comuns estão estilo de vida, eventos traumáticos, genética e substâncias tóxicas ao organismo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre sanidade mental, confira 7 dicas para cuidar da sua e ter mais qualidade de vida. Acompanhe a leitura!

1. Tenha uma boa alimentação


Uma boa alimentação faz toda a diferença na disposição e saúde geral. Por isso, se alimente de forma balanceada e, além de uma boa qualidade de vida e saúde física, tenha também melhora na saúde mental.

Engana-se quem pensa que uma alimentação saudável faz bem somente ao corpo, a mente também se beneficia de uma rotina alimentar balanceada. Conforme pesquisas realizadas, manter uma alimentação regrada promove muitos benefícios à saúde física e mental.

Evite deixar sua alimentação muito restrita, procure sempre variar alimentos, consumindo frutas, legumes, verduras e outros alimentos ricos em vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos essenciais.

2. Mantenha uma rotina de exercícios físicos


Os exercícios físicos também são aliados na saúde mental, e manter uma rotina semanal de atividades é imprescindível. No entanto, verifique com o seu médico e com um educador físico quais tipos de esportes você pode praticar, conforme seu condicionamento, faixa etária e saúde.

Algumas das atividades que contribuem para a melhora da saúde mental:

● Yoga
● Pilates
● Natação
● Caminhada
● Tai Chi Chuan
● Corrida
● Musculação
● Ciclismo

3. Faça um check in médico


A sanidade pode ter influência em várias doenças e, ao fazer um check in médico, pelo menos 1 vez ao ano, faz toda a diferença no controle de enfermidades, inclusive mentais.

Por isso, não deixe de ir ao médico e solicitar exames de sangue, hormonais, urina, entre outros que podem mostrar se o organismo está ou não trabalhando da forma correta, presença de doenças e demais desequilíbrios que podem prejudicar a saúde física e mental.

4. Vá ao psicólogo


Consultar um psicólogo é importante para avaliação da sua saúde mental, ainda mais se você apresenta sintomas frequentes de cansaço físico, estresse, irritação, tristeza, insônia, ansiedade, entre outros.

Esses sintomas prejudicam a sua sanidade e qualidade de vida, mas também podem ser indícios de doenças psicológicas. Por isso, é necessário consultar um psicólogo para verificar essas questões e manter sua saúde em dia.

5. Pense mais em você


Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas prejudicam sua saúde mental por não se colocarem em primeiro lugar. Com as responsabilidades do dia a dia, casa, estudos, família e amigos, é comum priorizarmos as necessidades dos outros, ao invés das próprias.

Pode parecer altruísta e uma atitude boa pensar nas outras pessoas, e realmente é. Porém, primeiro você precisa estar bem para isso, assim não deixe de priorizar as suas necessidades e, posteriormente, as dos outros.

Dessa forma, priorize as atividades que te façam bem e de autocuidado, como um tempinho para descansar depois do trabalho ou no fim de semana, ir ao salão, tirar um tempo para estudar e ler assuntos do seu interesse.

6. Diminua o uso das redes sociais


As redes sociais são causadoras de sintomas da ansiedade, o medo súbito ou tensão são comuns em pessoas com o uso excessivo do celular.

Com isso, para cuidar da sua sanidade e ter uma boa noite de sono, diminua o uso das redes sociais e do celular, sobretudo no período da noite.

7. Encontre uma atividade de lazer


Seja passear com seus animais de estimação, passar um tempo com as amigas ou até mesmo ter atividades como artesanato, dança, música, entre outras, podem ser de ótima ajuda para cuidar da sua saúde mental.

Ter uma ou mais atividades de lazer durante a semana é sempre recomendado para aumentar a sanidade e tirar o foco de situações ruins do dia a dia. Só lembre-se de não se sobrecarregar.

Agora que você já sabe o que é, como funciona e as 7 dicas para cuidar da sua sanidade mental, não se esqueça de seguir as nossas recomendações, porém sempre com o acompanhamento médico e terapêutico.