Equipamentos culturais da Fundaj reabrem a partir desta quarta-feira (4)
Os espaços contam com protocolos de segurança sanitária, como diminuição da capacidade máxima, uso obrigatório de máscara e aferição de temperatura

Os equipamentos culturais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) reabrem a partir desta quarta-feira (4). Após meses de suspensão das atividades presenciais e atendimento ao público, a Pinacoteca, a Biblioteca Blanche Knopf, o Cinema da Fundação e a Villa Digital voltam a receber visitantes, estudantes e pesquisadores interessados nos acervos e cultura pernambucana. São requisitos para acessar os espaços o uso de máscara, a passagem pela aferição de temperatura e aplicação do álcool nas mãos. Há também totens de álcool distribuídos pelos campi.
“Com o avanço da vacinação e queda na ocupação dos leitos de UTI, acreditamos que este seja um momento para flexibilizar a entrada em nossos espaços. Celebrar a cultura e a educação são as melhores formas de preservar o patrimônio e manter a memória viva", destacou Antônio Campos, ressaltando que a prioridade da Instituição sempre será garantir a segurança do público e dos servidores, terceirizados e estagiários. "Já emitimos 307 declarações de vacinação para nossos colaboradores", adianta.
O Comitê de Gestão da Crise Coronavírus da instituição segue monitorando os casos de coronavírus no estado para tomar as melhores decisões sobre medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. O monitoramento é feito a partir do acompanhamento de Informes Epidemiológicos divulgados pelas autoridades de saúde.
Um dos equipamentos culturais que irá retomar as atividades é a Pinacoteca, localizada no Complexo Cultural Gilberto Freyre, no campus Casa Forte, que reúne peças do acervo da instituição. O funcionamento do espaço será restrito: de terça a sexta, das 10h às 16h, aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A ocupação máxima será limitada a seis pessoas.
As atividades presenciais na Villa Digital, localizada no campus Apipucos, na Zona Norte do Recife, estão com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 16h. O acesso ao espaço será possível a partir de agendamento prévio nos e-mails [email protected] e [email protected] ou no telefone 3073.6599. Parte dos arquivos já está digitalizada e pode ser acessada no site villadigital.fundaj.gov.br.
Já a Biblioteca Blanche Knopf, conhecida por ser a maior biblioteca sobre Ciências Sociais e Humanidades do Norte e Nordeste, receberá os visitantes das 9h às 16h. As portas do equipamento, localizado em Apipucos, estarão abertas para pesquisadores, estudantes e o público geral que tiverem feito o agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelos números 3073-6535 e 3073-6541. A medida é essencial para garantir maior controle sobre a quantidade de pessoas circulando no espaço.
Já o Cinema da Fundação reabre na próxima quinta-feira (05) a sala do Derby. As salas de exibição terão lotação máxima de 64 pessoas - 40% da capacidade -, distância de 1,5m entre as poltronas, entrada e saída por portas diferentes. As sessões terão intervalos a cada 1h para que possa haver uma sanitização na sala.
A programação completa está disponível no Instagram @cinemadafundacao e conta com três estreias: o filme pernambucano “Piedade”, de Cláudio Assis, o dinarmaquês “Druk - Mais Uma Rodada”, e o afegão “Hava, Maryam, Ayesha”.
Museu e Engenho
O Museu do Homem do Nordeste, o Espaço Janete Costa, no Campus Casa Forte, e o Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, serão reabertos no dia 19 de agosto, quando serão celebrados o aniversário do patrono da Fundaj, Joaquim Nabuco, e o Dia Mundial da Fotografia.
Últimas Notícias

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia

Uerj revoga título honoris causa concedido ao ex-presidente Médici

Maior desbloqueador de celulares roubados do Estado do Rio é preso
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
