Movimento quer dar mais visibilidade ao ecossistema de inovação no Nordeste
MOVE Nordeste projeta empresas alagoanas por meio do Sururu Valley e também tem o Sebrae Alagoas entre os seus parceiros

O Sebrae Alagoas é um dos que compõem o MOVE Nordeste, um movimento que reúne o ecossistema de empresas de inovação na região com o objetivo de dar mais visibilidade aos negócios que têm o empreendedorismo, a tecnologia e a ciência como base de suas atividades - a exemplo das startups.
No caso de Alagoas, além do Sebrae, o Sururu Valley é quem está à frente do movimento no estado. A comunidade reúne as empresas alagoanas de tecnologia, principalmente aquelas localizadas em Maceió.
“O Sebrae apoia o ecossistema de inovação e temos até um projeto específico com esse fim, pois entendemos que para desenvolver as empresas inovadoras o ambiente que elas participam precisa estar forte e ajudá-las também. Um ajuda o outro e todos ganham no final”, destaca a gerente adjunta da Unidade de Soluções e Inovações (USI) do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade.
“Estamos com um olhar diferenciado para o Nordeste, pois entendemos que a região tem muito potencial para inovar e crescer, porém, precisa se ‘vender’ adequadamente e mostrar para o restante do Brasil e do mundo suas potencialidades e oportunidades de investimento”, completa ela.
Em seu manifesto divulgado nas redes sociais, o MOVE Nordeste informa que, na busca por resolução de problemas e impacto positivo, deseja movimentar cada ecossistema local, espaço, comunidade e principalmente pessoas, integrando e unindo, para construir um legado por e para o Nordeste.
“Nossos primeiros movimentos partiram de lideranças locais dos ecossistemas e comunidades do Nordeste, e com um forte engajamento na conexão entre as pessoas e pela vontade de mudar o cenário de inovação nordestina, idealizamos, criamos e realizamos um evento para fortalecer nossas ações em conjunto, e assim surgiu o Oxe Innovation”, diz a carta ao público.
“E através de representações de todos os estados, seja na organização, apoio ou participação, mostramos que empreendedorismo, inovação e tecnologia, fazem parte de nós. E agora almejamos fazer ecoar em todos os cantos o que começamos, um Movimento dos Ecossistemas do Nordeste, no qual queremos fomentar toda a nossa região, trazer políticas públicas, mecanismos de inovação, gerar eventos e muito mais”, destaca o texto do manifesto.
O líder de relacionamento no Sururu Valley, Marcel Müller, explica que o MOVE surgiu a partir da inquietude de várias lideranças locais, que buscavam melhorar o cenário de inovação e empreendedorismo em seus Estados e agora juntam forças para alcançar melhorias para todo o Nordeste.
“O MOVE irá trazer políticas públicas, eventos e mecanismos de inovação que impulsionem a nossa gente nordestina, que se vira desde sempre. Acreditamos que empreender e inovar faz parte da nossa história e queremos mostrar que fazemos isso com excelência”, afirma Müller, que também é cofundador da Vlook e desenvolvedor de comunidades na Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas.
Para integrar o ecossistema de inovação por todo o estado, o Sebrae Alagoas está incentivando os empreendedores dos municípios a se reunirem da mesma forma que os de Maceió, que criaram o Sururu Valley.
“Estou conversando com outros movimentos e aí cada um vai colocando o seu nome. Porque não faz sentido, por exemplo, Arapiraca levar o nome sururu, não é mesmo?”, explica Áurea Andrade, do Sebrae Alagoas, indicando que cada novo movimento deve buscar uma identificação que tenha relação com a cultura do município.
Últimas Notícias

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia

Uerj revoga título honoris causa concedido ao ex-presidente Médici

Maior desbloqueador de celulares roubados do Estado do Rio é preso

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Turma do STF forma maioria para perda de mandato e 10 anos de prisão para Zambelli por invasão do sistema do CNJ
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
