Ministro da Saúde diz que Copa América comprova ser possível reabrir atividades

Por Redação com Agência Brasil 14/07/2021 15h03
Por Redação com Agência Brasil 14/07/2021 15h03
Ministro da Saúde diz que Copa América comprova ser possível reabrir atividades
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - Foto: Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira, 14, que a realização da Copa América no Brasil foi um sucesso em termos de protocolos preventivos contra a covid-19, e por isso prova ser possível imaginar a reabertura de atividades do Brasil.

“Em relação à Copa América, tivemos sim uma prova de que é possível compatibilizar, mesmo dentro de um ambiente pandêmico, a prática de outras atividades que são importantes, porque o país não pode ficar o tempo inteiro parado. Caso contrário, não teremos arrecadação de imposto e o orçamento que aqui é reclamado não resultará em verba”, disse o ministro durante audiência pública.

Segundo o ministro, “através de protocolo rigoroso se conseguiu realizar um evento com sucesso e, ao contrário do que se dizia, de que a pandemia ficaria descontrolada por conta da Copa América, o que assistimos foi uma melhora dos indicadores econômicos”.

Queiroga disse que, seguindo os protocolos, os jogadores identificados com a covid-19 foram “adequadamente isolados”, de tal maneira que “esse exemplo deve ser citado como uma forma de realizar um evento dentro desse contexto, já que nós, com o controle da pandemia, já temos de vislumbrar a reabertura das atividades, como por exemplo as aulas, que devem voltar porque é impossível que nossos alunos fiquem fora das aulas por tanto tempo”.