O que é um site profissional? (+ lista de verificação)

12/07/2021 09h09 - Atualizado em 12/07/2021 09h09
12/07/2021 09h09 Atualizado em 12/07/2021 09h09
O que é um site profissional? (+ lista de verificação)
Criação de sites - Foto: Criação de sites

A maioria das empresas está ciente de que a criação de um site profissional e atraente é inevitável nos dias de hoje. Porque o site da empresa é, em tempos de Corona mais do que nunca, o canal mais importante para conseguir mais clientes, candidatos e negócios de projetos. E: Mais de 70% (fonte: Statista) esperam que os provedores de serviços tenham um site profissional.

Como exatamente a implementação de um site desse tipo parece, no entanto, muitas vezes é difícil de definir. Com este artigo, fornecemos uma orientação sobre o que você deve prestar atenção ao implementar seu site. Abaixo, você também encontrará uma lista de verificação gratuita para testar seu site.

Existem dois fatores essenciais que tornam um site profissional e de sucesso: por um lado, uma configuração inicial atraente do site e, por outro lado, o que muitas vezes é negligenciado, a manutenção regular e ativa do site, tanto em termos de conteúdo quanto de tecnologia . Ambos os pontos são discutidos em mais detalhes abaixo.

Configuração


A configuração significa a configuração única do site, seguida de “ir ao ar”, ou seja, a publicação do site na World Wide Web. Em uma configuração bem-sucedida, três coisas são particularmente importantes: o design, o cumprimento da finalidade e os instrumentos analíticos.

a) O design


Acima de tudo, a configuração tem que ter um design apelativo e moderno, pois a primeira impressão conta para os sites. Porque para 75% dos interessados, o site influencia a opinião deles sobre a empresa (fonte: Statista). Elementos dinâmicos, como gráficos, vídeos e animações interativos, desempenham um papel importante aqui. As práticas recomendadas do setor chamam a atenção do usuário por meio de possíveis interações. Além disso, o grupo-alvo a ser abordado também desempenha um papel decisivo. Seja um advogado venerável ou uma start-up ambiciosa - toda empresa precisa de um web design adaptado ao seu público-alvo.

b) O cumprimento do propósito


Além do design, um objetivo claro deve ser definido para o site. Os objetivos possíveis dos sites são, normalmente, a geração de mais leads, clientes, candidatos ou projetos qualificados. Isso pode ser garantido por meio de uma experiência de usuário (UX) positiva, que contribui para uma estadia agradável no site para os visitantes. O site deve orientar os visitantes em seu processo principal de maneira lógica e intuitiva.

c) As ferramentas analíticas


Com a configuração, deve-se prestar atenção também à integração dos instrumentos de análise. A geração de dados internos do cliente por meio do site leva a insights valiosos, com a ajuda dos quais o site e a experiência podem ser otimizados ainda mais. Você conhece os visitantes mensais do seu site e de quais fontes eles o encontraram?‍

Cuidado regular e apoio


Além da configuração única, a manutenção e suporte regulares do seu site é uma das medidas decisivas para garantir um site profissional. Na maioria dos casos, porém, é precisamente esse ponto que é esquecido. Mas é precisamente a atualidade e a relevância que fazem do seu site o seu canal decisivo de comunicação corporativa.

a) Manutenção técnica


A manutenção técnica inclui a execução de atualizações de segurança. Além disso, seu site deve ser verificado regularmente quanto à conformidade com o GDPR e os regulamentos de cookies. O não cumprimento pode levar a consequências legais e danos significativos à sua imagem.

b) Manutenção de conteúdo


Além de garantir a funcionalidade técnica, a manutenção do conteúdo é uma das tarefas regulares mais importantes de um operador de site: no. Somente se os visitantes do site classificarem o conteúdo do seu site como relevante, eles permanecerão no site e realizarão as ações desejadas.

c) Otimização do mecanismo de pesquisa


O melhor site de nada adianta se não puder ser encontrado na Internet por meio de mecanismos de busca como o Google. A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) garante que seu site sempre seja classificado no topo dos resultados de pesquisa para os principais termos de pesquisa. Isso é garantido por SEO dentro e fora da página. Para não perder uma posição competitiva na Internet, esta atividade bem como a manutenção técnica e de conteúdos devem ser realizadas regularmente.