Secretário de Maceió gera revolta ao dizer que uso de suástica é liberdade de expressão

Por Redação 18/06/2021 09h09 - Atualizado em 18/06/2021 10h10
Por Redação 18/06/2021 09h09 Atualizado em 18/06/2021 10h10
Secretário de Maceió gera revolta ao dizer que uso de suástica é liberdade de expressão
Secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta - Foto: Divulgação

O secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta (PDT), causou revolta nas redes sociais na noite de ontem, quinta-feira, 07, ao dizer que o uso de suástica é liberdade de expressão. O caso ganhou repercussão nacional.

O comentário de Ricardo Santa Ritta se deu após um vídeo repercutir nas redes sociais, e que um jovem, com uma suástica no braço – símbolo do nazismo - é expulso de um shopping de Pernambuco.

Apesar de ser formado em direito, Ricardo Santa Ritta afirmou que descobriu ontem que "usar qualquer elemento com a suástica é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse", a fala do secretário da gestão JHC ganhou repercussão nacional e foi um dos assuntos mais comentados no twitter, onde ele fez a publicação.

Após a publicação, vários internautas apontaram a fala do secretário como absurda, uma vez que desde a constituição de 89 a apologia ao sistema Nazista é crime. Vale ressaltar que os Nazistas pregavam a morte não só de todos os Judeus como também de negros, gays, ciganos e qualquer outra pessoa que não tivesse a raça pura (branca e sem miscigenação).

Devido a repercussão negativa do caso, Ricardo Santa Ritta afirmou que o Brasil tem mais artigo de lei que habitante e que apenas ontem teria tomado conhecimento de tal artigo. "Sinceramente, não sabia. O post anterior foi uma opinião pessoal minha. Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disso".

Apesar das desculpas, Ricardo Santa Ritta foi rebatido por internautas que lembraram que não é necessariamente preciso ser formado em direito para ter conhecimento do caso, uma vez que qualquer tipo de apologia ao genocídio é crime.

Outros ressaltaram que a Lei Caó 7176/89 foi criada por um integrante do mesmo partido de Ricardo Santa Ritta. "Caó era do PDT, partido que você está filiado e que espero vê-lo, o mais rapidamente possível, fora dele. Essa nojeira desse tweet desconstruiu tudo que eu pensava positivamente a seu respeito", comentou um internauta.

Muitos internautas também cobraram uma posição do Prefeito de Maceió, JHC, que até o momento não se pronunciou sobre o caso.

Após toda repercussão negativa, Ricardo Santa Ritta explicou suas redes sociais.