Auditor do TCU confessa que pai militar repassou dados incorretos a Bolsonaro

O auditor Alexandre Figueiredo Costa Marques confessou à chefia imediata no Tribunal de Contas da União (TCU) que foi ele o autor das análises que levaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a divulgar a notícia falsa de que o órgão questionava as mortes por Covid-19 no Brasil.
Segundo relato encaminhado à corregedoria do tribunal e divulgado pela colunista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o auditor disse ter comentado o teor de suas opiniões com o pai, que é militar e amigo pessoal de Bolsonaro. Ele informou que o pai teria enviado o texto ao presidente.
O corregedor do TCU, ministro Bruno Dantas, quer que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito para apurar a suposta elaboração de análises que levaram o presidente Bolsonaro a questionar os registros de óbitos por Covid-19.
O pedido foi oficialmente feito por Dantas à presidência do TCU nesta quarta-feira (9/6), em despacho ao qual a coluna teve acesso. No documento, o ministro pede ainda a instauração de processo administrativo disciplinar e o afastamento preventivo do servidor do cargo de auditor, para não atrapalhar as investigações.
“As revelações que se tornaram públicas até o momento, apontam fatos que, se comprovados, se revestem de extrema gravidade, na medida em que, além da possível infração disciplinar, atingem de maneira severa a credibilidade e a imagem institucional do Tribunal de Contas da União”, assinalou o ministro do TCU.
O órgão decidiu afastar o servidor Alexandre Figueiredo das funções de auditoria. Não houve afastamento efetivo do cargo, por enquanto.
Alexandre atua na Secretaria de Controle Externo do TCU da Saúde e mora em Jundiaí (SP).
Últimas Notícias

Cruzeiro de Arapiraca empata com o Guarany e conquista o bicampeonato da Série B do Alagoano Sub-23

Homem é preso após fingir estar armado para roubar moto, em Arapiraca

Homem é encontrado morto, em decomposição, dentro de casa, em São Sebastião

Brasil brilha novamente no Mundial de Ciclismo de Pista Paralímpico 2025 e soma cinco medalhas no Rio de Janeiro

Setembro registra os melhores índices de segurança da série histórica em Alagoas
Vídeos mais vistos

Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Luciano Barbosa entrega mais um trecho da Ciclovia do Trabalhador
