Qual é a diferença entre motoqueiro e motociclista?

03/06/2021 18h06
03/06/2021 18h06
Qual é a diferença entre motoqueiro e motociclista?
Motoqueiro x motociclista - Foto: Reprodução

Saber qual a diferença entre motoqueiro e motociclista é importante, justamente porque como você que lida e conduz a moto, seja como um hobby, prazer, diversão, ou para trabalhar, diz muito sobre qual categoria você se encaixa.

Atualmente, falamos que motociclistas são aqueles que formam moto clubes, ou seja, viajam em grupo e utilizam as suas motos para passeios, mas também podem usá-las para trabalho.

Em outras palavras, eles são os que mais cuidam da moto, sempre respeitando as leis de trânsito.

Dessa forma, sabe aqueles barulhos de motor que você ouve a quilômetros de distância? Pois é, tenho certeza que você deve ter imaginado um motoqueiro.

Confuso, eu sei, então acompanhe a nossa análise para entender qual é a raiz dessas diferenças entre os termos motoqueiro e motociclista lendo este artigo que separamos hoje.

Fatos culturais


Agora, partindo para a semântica da coisa, no nosso vocabulário, o termo "motoqueiro" é visto como sendo um tanto pejorativo, isso porque uma revista criou uma campanha preconceituosa em 1980, a respeito de como os motoqueiros se comportavam mal no trânsito, por pertencerem a uma "classe baixa".

Por outro lado, os motociclistas eram os que tinham o melhor comportamento no trânsito e faziam o uso da moto como transporte de luxo e lazer.

Com motos grandes, eles pertenciam a uma "classe alta".

Vocabulário


Partindo para a parte mais conceitual, vamos dar uma olhada agora nas divergências entre as duas palavras.

Primeiro, o termo motociclista diz respeito àqueles que conduzem uma motocicleta.

Por isso, surgiu o termo motociclista que faz referência ao lado esportivo, como a corrida de motos.

Porém, caso você olhe no dicionário, perceberá que motoqueiro é sinônimo de motociclista.

Portanto, é visível que as diferenças estão concentradas somente na questão cultural, pois, um termo representa o lado positivo, enquanto o outro representa o lado negativo.

A moto do motoqueiro é aquela de baixa cilindrada. Enquanto a moto do motociclista, é aquela verdadeira máquina de potência.

Geralmente os motociclistas são aqueles com motos grandes, que geralmente são destinados principalmente para trazerem agilidade e conforto, considerando que muitos realizam longas distâncias.

Guarda-roupa


Agora que sabemos como cada um se comporta, vamos aprender como ter o visual tanto de um motoqueiro, como de um motociclista.

Mas, para ambos, ter um dos acessórios de caveira é indispensável.

Visual do motoqueiro


● Calça jeans;
● Jaqueta preta;
● Luvas pretas;
● Capacete preto;
● Botas de couro;
Anel de caveira masculino.
● Bandanas;
● Carteira com corrente;
● Colete ou jaqueta de couro jeans;
● Botas (Work Boot Duster);
● Calça Jeans;
● Tatuagens de caveira;
● Barba ou cabelos longos;
● Anel de caveira.

Visual do motociclista


A bandanas podem ser usadas tanto como acessórios, como para se proteger, assim sendo, se você for pegar uma estrada com muita poeira, use a bandana no rosto para proteger a respiração.

Como você pôde observar, tanto o motoqueiro como o motociclista adotam um estilo mais rústico de se vestir, porém, é mais importante considerar a liberdade de movimentos e a segurança.

Comportamento de motoqueiro e motociclista


Como as diferenças dos fatos culturais já está claro, vale lembrar que mesmo assim ainda existem motoqueiros que podem ser comparados a motociclistas, por serem profissionais ao pilotar uma moto.

Porém, não importa se a sua moto tenha 100 cilindradas, se você a usa somente para trabalho ou com irresponsabilidade, você é um motoqueiro.

De acordo com uma pesquisa de marketing sobre o comportamento dos consumidores de motos, realizada pelos alunos da Faculdade UNA de Minas Gerais, os usuários de motocicletas, de modo geral, consideram uma ofensa ser chamado de motoqueiro.

Como pôde ver, esse é um assunto de gerações e que ainda gera certa polêmica ao se discutir.

Contudo, com o passar do tempo a diferença para as pessoas que dirigem moto, fica cada vez mais claro.

Considerações Finais


Por fim, entender qual é a diferença entre motoqueiro e motociclista, principalmente no aspecto cultural, é um tanto relativo, tendo em vista que muitas pessoas, ou melhor, “motoqueiros” que trabalham com esse veículo, respeitam as leis de trânsito, ao passo que muitos motociclistas com as suas motocicletas potentes, desrespeitam as leis de trânsito.

Aliás, muitas pessoas que se autodenominam motociclistas, têm o comportamento de motoqueiro, ao passo que o contrário também é possível, então tudo pode ser uma via de mão dupla.

Por isso, é importante ter consciência de que ainda existe esse estigma de motoqueiros “malvados” e motociclistas “bonzinhos”.

Portanto, estar aberto, respeitar tanto um como o outro é importante para não perpetuar essa diferença que somente existe no nome.