Vereador alagoano usa as redes sociais para atacar agentes de saúde

SINDACS-AL emitiu uma nota de repúdio sobre o caso

Por Redação com Assessoria Sindacs_AL 11/05/2021 11h11
Por Redação com Assessoria Sindacs_AL 11/05/2021 11h11
Vereador alagoano usa as redes sociais para atacar agentes de saúde
Vereados Admael difamou agentes de Saúde de Murici - Foto: Reprodução de vídeo

O vereador por Murici, Abmael Pessoa, usou as redes sociais para atacar agentes comunitários de saúde da cidade. Em uma série de vídeos, o vereador afirmou que os agentes não estariam cumprindo suas atividades. 

O caso foi parar no Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas - SINDACS-AL, que se manifestou publicamente, através de nota nesta terça-feira, 11, repudiando a ação difamatória do vereador.

Em suas mídias sociais, Abmael Pessoa acusou a categoria de não realizar as habituais visitas domiciliares, porém os profissionais continuam desempenhando as atividades de acordo com as regras adotadas pelo município e o protocolo de distanciamento social controlado adotado pelo Governo de Alagoas.

Confiram a nota do SINDACS-AL sobre o caso:
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas - SINDACS-AL - vem a público repudiar veementemente os atos difamatórios que o vereador da Murici, Abmael Pessoa, vem tentando dirigir aos agentes comunitários de saúde (ACS) do município.

Em uma série de vídeos publicados em seu perfil numa mídia social, o referido vereador atacou o trabalho realizado pelos ACS, afirmando ter recebido reclamações sobre a falta de visitas domiciliares. Nas gravações, ele ainda relativiza os riscos da pandemia e aponta o uso de máscaras como condição única para as atividades em campo.

Esclarecemos aqui, para que não restem dúvidas, que devido ao protocolo de distanciamento social controlado, os ACS estão desempenhando as atividades dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e apenas em casos prioritários há o deslocamento para os atendimentos domiciliares.

Atacar deliberadamente uma categoria profissional, sem a devida averiguação dos fatos, é um ato grave e passível de resposta jurídica. Agir com má fé para se promover nas mídias sociais e gerar conflitos desnecessários, é reflexo de um perfil profissional antiético, imaturo e irresponsável.

Senhor vereador Abmael Pessoa, como representante da população de Murici, o seu trabalho é zelar pelo bem-estar de todos, inclusive dos profissionais atacados sem verdadeiros motivos.

Os ACS estão entre os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que trabalham na linha de frente desde o início da pandemia da COVID-19, portanto exigimos respeito.

Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), 11 de maio de 2021.