É golpe: link falso de kit do Dia das Mães do Boticário volta a circular no WhatsApp
Mais uma vez a marca “O Boticário” volta a ter seu nome envolvido em um golpe. Com a aproximação do Dia das Mães, voltou a circular pelo WhatsApp o oferecimento de um falso prêmio, com um kit para as mães, com produtos da empresa.
Para conseguir o tal brinde, é necessário clicar em um link malicioso —portanto, não clique!
Este é um golpe recorrente que costuma fazer milhares de vítimas todos os anos. Desta vez, a mensagem traz a frase "Olha esse pra sua mãe!" acompanhada de um link malicioso. Ao clicar, as pessoas caem em sites que roubam informações pessoais e podem instalar vírus no smartphone.
Nas outras ocasiões, O Boticário emitiu um comunicado afirmando que não faz sorteio de kits de Dia das Mães via WhatsApp e que este links representam um risco. Por ora, o único tipo de interação oficial da empresa por WhatsApp é via site oficial.
O texto em si não é problemático, a questão é o link que o acompanha. No caso deste golpe, o endereço é "follow.ru/boticário".
O link da mensagem que leva à suposta promoção pode também pedir seu CPF, nome e endereço, informações que costumam ser usadas por criminosos. Há ainda casos em que a mensagem fala para compartilhar o link com seus contatos, ajudando a viralizar o golpe.
Segundo o Dfndr Lab, especialista em segurança digital, o CPF e o nome da vítima podem ser validados na hora do golpe. Ou seja, verifica se o documento que foi incluído de fato pertence ao nome digitado, o que passa uma falsa sensação de veracidade da promoção. A suspeita é de que o cibercrimininoso por trás disso tenha acesso a um banco de dados com essas informações.
Outro fator que contribui para dar credibilidade é que foram cadastradas 3.634 lojas verdadeiras da O Boticário no golpe para que o usuário possa escolher em qual deseja retirar os produtos.
Como se proteger
Para se proteger, especialistas recomendam a utilização de um programa de segurança no celular ou tablet em que você usa o WhatsApp. Além disso, é preciso manter o sistema operacional sempre atualizado.
E valem sempre aquelas recomendações básicas:
>não acredite em tudo que chega pelo WhatsApp
>sempre consulte se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links, como este da Dfndr, ou este do Google.
>não clique em URL com finais incomuns ou textos com erro de português desconfie de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis) mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Pergunte para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem;
>avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
>não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.
Últimas Notícias
Banco Master: dois presos em operação da Polícia Federal são soltos
Secretaria de Assistência Social de Penedo ultrapassa a marca de 2.400 pessoas qualificadas em dois anos
Polícia investiga se morte de homem encontrado em Ipioca teve motivação por vingança
Davi Davino Filho intensifica articulação para consolidar aliança com JHC em 2026
Mutirão Acredita e Caravana Delas chega a Arapiraca nos dias 25 e 26
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS

