Vídeo. Vereador abre caixão de vítima da covid-19; caso é investigado

Por Redação com Agências 27/04/2021 11h11 - Atualizado em 27/04/2021 11h11
Por Redação com Agências 27/04/2021 11h11 Atualizado em 27/04/2021 11h11
Vídeo. Vereador abre caixão de vítima da covid-19; caso é investigado
Vereador abriu caixão de vítima da covid-19 - Foto: Redes sociais

Um vereador da cidade de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, está sendo investigado após abrir um caixão lacrado onde havia uma vítima da covid-19. O vídeo do parlamentar abrindo o lacre e o caixão foi publicado pelo próprio vereador em suas redes sociais.

Segundo o político, identificado como William Faria (PT-MG), o objetivo dele era provar que a vítima não havia morrido de covid-19.

O caixão lacrado em mortes pelo novo coronavírus é uma recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A abertura do lacre do caixão foi realizada pelo vereador, acompanhado por familiares do morto e por uma funcionária da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, além de apoiadores do vereador.

Nas imagens é possível notar William Faria com um facão contando lacres do caixão de um idoso de 92 anos.

Com o laudo do óbito em mãos, a todo momento o vereador questiona o protocolo sanitário. “Nós não podemos enterrar um cidadão com dúvida. Não é simplesmente pegar um cidadão e empacotar ele e falar que é Covid-19. A gente tem que ter certeza do que está fazendo”, afirmou.

Testes

O Hospital Irmã Denise (Casu), em Caratinga (MG), para onde José Vieira do Carmo foi transferido horas antes de morrer, afirmou que ele morreu com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e sintomas de Covid-19. O idoso deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga, na noite de sábado (24/4).

Apesar do laudo do hospital, a família de José afirmou que ele havia feito um teste rápido antes de ter o estado de saúde agravado, que deu negativo. Posteriormente, ele fez o PCR. No entanto o diagnóstico ainda não saiu. Além disso, ele havia tomado a primeira dose da vacina contra o vírus.

“Ele não aguentou a intubação. Foi feito o teste de Covid rápido e deu negativo. Então, ele foi para o Casu. Chegou ao Casu, ele nem ficou tanto tempo. Era para terem colocado no prontuário médico, pois se é suspeita de Covid, a família tem que saber”, disse a neta do idoso, Graziela Vieira do Carmo.

Acerca da presença de uma funcionária da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, o município justificou que ela se sentiu pressionada e que foi induzida pelo parlamentar. A prefeitura reforçou e disse ainda que discorda totalmente da ação irresponsável do vereador, que expôs todos que estavam no local ao risco de contaminação.

Investigação

A Polícia Civil do estado informou que William Faria já está sob processo de investigação por crime de infração de medida sanitária preventiva.

A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste também informou que o órgão instaurará uma investigação para apurar a conduta do vereador. “A Câmara Municipal esclarece que a conduta do vereador será devidamente investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Tão logo o processo seja concluído, daremos maiores esclarecimentos sobre as medidas adotadas em razão deste lamentável evento”, afirmou Altair Nunes Ferreira, presidente da Câmara.

Assista: