Fundaj lança campanha em parceria com a CUFA para arrecadação de donativos
Projeto distribuirá os itens arrecadados para as famílias em situação de vulnerabilidade social do estado
A pandemia da Covid-19 fez com que o número de pessoas em vulnerabilidade social aumentasse. Para levar conforto a essas famílias, a Fundação Joaquim Nabuco lança a campanha Fundaj Solidária. Em parceria com a Central Única das Favelas Pernambuco (CUFA-PE), a campanha arrecadará donativos como alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal, roupas, colchões e cobertores.
Os donativos serão destinados às famílias de oito municípios da Região Metropolitana do Recife. A CUFA tem 24 mil famílias em vulnerabilidade social cadastradas e ficará responsável por elencar as favelas com maiores índices de vulnerabilidade social. "Essa campanha que reafirma o compromisso da Fundaj com as questões sociais. As coordenações de Serviços Gerais e de Comunicação Social estão envolvidas na arrecadação e contamos com a população para ajudar os pernambucanos", destaca Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco.
A campanha distribuirá 30% dos donativos arrecadados para artistas, grupos de cultura popular e profissionais da área técnica de casas de festas e eventos no estado, grupo que tem papel fundamental nas atividades, ações e projetos da Fundaj.
“Pernambuco tem uma das culturas mais vivas, pulsantes e diversas no país, que foi muito afetada pela chegada da Covid-19. Não se pode falar de preservação e perpetuação da cultura sem interligar com as favelas, pois lá é onde se resiste e reside a maioria dos brinquedos e brincantes”, explica Altamiza Melo, presidente da CUFA Pernambuco.
CUFA
A Central Única das Favelas nasceu há 20 anos e atua por todo o Brasil assistindo famílias das favelas e promovendo projetos alinhados aos interesses das classes populares. Em Pernambuco, a organização já é uma realidade em 300 comunidades, atendendo a 24 mil famílias espalhadas na Região Metropolitana do Recife. De acordo com uma pesquisa do DataFavela (parceria da CUFA com o Instituto Locomotiva), quase sete em cada dez pessoas que vivem em comunidades no Brasil tiveram piora em sua alimentação em 2021, como efeito colateral da pandemia.
Solidariedade
Este é o segundo ano que a ação beneficente da Fundaj acontece. Em julho de 2019, cerca de 100 famílias das comunidades Vila Vintém, na Linha do Tiro, e Beira Rio, em Olinda, receberam os donativos. Os itens podem ser doados nos três campi da Fundação Joaquim Nabuco - Derby, Casa Forte e Apipucos - e no Engenho Massangana - Cabo de Santo Agostinho - em qualquer horário, de domingo a domingo.
Confira os endereços:
Engenho Massangana
PE 60 - Km 10, 54500-000, Cabo de Santo Agostinho
Fundação Joaquim Nabuco Derby
Rua Henrique Dias - 609, Derby, 52010-100, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Casa Forte
Avenida Dezessete de Agosto - 2187, Casa Forte, 52061-540, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Apipucos
Rua Dois Irmãos - 92, Apipucos, 55071-440, Recife
Últimas Notícias
Casa é destruída por incêndio e assusta moradores no interior de Alagoas
Henri Castelli tem alta hospitalar após crises convulsivas no BBB 26
Aplicativo Saúde Até Você Digital verifica sinais vitais de forma rápida e prática; saiba como baixar
Saiba a previsão do tempo para Alagoas neste fim de semana
Família de alagoano desaparecido em São Paulo pede apoio do MP-AL nas buscas
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes
Concerto Natalino no Largo Dom Fernando Gomes

