Trabalho de busca ativa realizado pela Prefeitura de Penedo amplia inclusão social

Por Ascom/Prefeitura de Penedo 13/03/2021 13h01
Por Ascom/Prefeitura de Penedo 13/03/2021 13h01
Trabalho de busca ativa realizado pela Prefeitura de Penedo amplia inclusão social
Identificação de pessoas que enquadram no perfil de programas de inclusão social aumentou de 300 para 402 assistidos - Foto: Ascom/Prefeitura de Penedo

Uma das metas da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas é aproximar o poder público da população, trabalho que também é feito por meio do que se conhece como busca ativa. Com equipes da Saúde, Educação e Assistência Social nas ruas de Penedo, o governo Crescendo Com Seu Povo leva serviços essenciais aos que mais precisam.


O esforço conjunto é feito na cidade e nos povoados, especialmente nas localidades de baixa renda, foco da atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH).


A identificação de pessoas que enquadram no perfil de programas de inclusão social aumentou de 300 para 402 assistidos somente no Criança Feliz, desenvolvido pelo governo federal em parceria com municípios para atender meninos e meninas de zero a seis anos, filhos de famílias em situação de pobreza.


CRIA


A aproximação de políticas públicas da população tem resultado mais expressivo com o Programa Criança Alagoana (CRIA), lançado pelo governo estadual em Penedo no início de fevereiro.


Das 61 mulheres cadastradas inicialmente, a busca ativa realizada pela SEMDSH incluiu mais 239 beneficiárias que recebem um incremento em sua renda mensal no valor de R$ 100,00 (cem reais) para comprar alimentos e produtos de higiene pessoal para as crianças.


“São famílias que não sabiam da existência desses programas ou não conseguem, por motivos diversos, se deslocar até a Secretaria ou um dos nossos CRAS. Por isso, nós estamos indo até as pessoas, seguindo uma determinação do nosso Prefeito Ronaldo Lopes, que é aproximar o poder público da população”, destaca o Secretário da SEMDSH, Rafael Ferreira, convidando a população para acompanhar os trabalhos da pasta pelo Instagram (https://www.instagram.com/assi... Secretaria Municipal de Educação (SEMED) também vai ao encontro das famílias que não renovaram ou não fizeram a matrícula dos filhos para o ano letivo 2021, busca ativa que já possibilitou o acesso à educação para mais de 200 crianças e adolescentes de Penedo.


Até ontem (sexta-feira, 12), a SEMED matriculou 8.223 estudantes, sendo 1.828 na Educação Infantil, 3.774 em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 2.436 do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 185 na Educação para Jovens e Adultos (EJA).


No ano passado, o total de matrículas foi de 8.012 estudantes na rede pública municipal.


“Nossa ação de busca ativa se estendeu por todas as unidades de ensino da SEMED, com o engajamento das equipes das escolas, do nosso pessoal da área técnica, um esforço conjunto realizado com apoio do nosso Prefeito Ronaldo Lopes e do Vice João Lucas”, destaca a Secretária Cíntya Alves sobre os resultados positivos


Família recebe busca ativa da SEMED Penedo


A oferta do ensino para o ano letivo 2021 segue o planejamento da SEMED Penedo, com aulas on-line e distribuição de material didático e kits de merenda escolar, soluções para evitar a disseminação do coronavírus.


Saúde


Identificar pessoas com direito e ainda sem acesso a serviços públicos já é parte da rotina de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Penedo. A informação pode vir do Agente Comunitário de Saúde ou por demanda registrada nos atendimentos da rede básica ou setores especializados.


Os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde também são utilizam para o cruzamento de informações que possibilitam, por exemplo, localizar pessoas sem condições de se locomover ou acamadas, grupos prioritários para campanhas de vacinação, inclusive contra Covid-19.


Para facilitar o acesso à imunização para essas pessoas, a SEMS Penedo também recorre às novas tecnologias.


Um parente, cuidador ou responsável por alguém acamado/domiciliado, pode entrar em contato pelo número 82 99399-8360 – que funciona somente como whatsapp e não atende ligação – durante o funcionamento da Central de Vacinação, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h.


Prefeito Ronaldo Lopes acompanha vacinação na zona rural


Vale ressaltar que a campanha de vacinação conta Covid-19 segue protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e avança para os grupos prioritários definidos pelo governo federal, conforme disponibilidade de doses enviadas ao município.


Sendo assim, o agendamento para vacinar pessoas acamadas ou domiciliadas também segue o critério de faixa etária e grupo prioritário. Para saber mais, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Penedo ( https://www.instagram.com/prefeituradepenedo/) e da Secretaria Municipal de Saúde (https://www.instagram.com/saudepenedo/).