Polícia Militar participa de Operação Fase Amarela da SSP

Efetivo da PM segue fiscalizando cumprimento de novo decreto estadual

Por da redação com assessoria 06/03/2021 10h10
Por da redação com assessoria 06/03/2021 10h10
Polícia Militar  participa de Operação Fase Amarela da SSP
Operação - Foto: Assessoria

Em meio ao cenário da Pandemia da Covid-19 e diante do Decreto Estadual nº 73.467, que colocou Alagoas de volta à Fase Amarela, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) deu início na noite desta sexta-feira (05), à Operação Fase Amarela.

Equipes da Polícia Militar de Alagoas participam ativamente das ações de fiscalização do cumprimento do decreto governamental em todo o estado. Durante a noite de sexta-feira, na Capital, as ações foram acompanhadas pelo secretário de Segurança, Alfredo Gaspar e pelo comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt e contaram com guarnições de diversas unidades operacionais.

Os principais alvos da operação foram bares, restaurantes, boates e similares. De acordo com o novo decreto, esses locais só poderão funcionar com 50% da capacidade e encerrar todas as atividades até às 23h. As equipes policiais realizaram rondas e abordagens em estabelecimentos e locais com aglomeração de pessoas em todas as regiões do estado, orientando os proprietários e clientes com relação às restrições de funcionamento impostas pelo decreto.

O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, também destacou a importância da conscientização da população no combate à pandemia. "Essa ação da Polícia Militar e da Polícia Civil visa a conscientização. Vamos precisar da colaboração de todos. Ninguém quer perder um parente, um amigo, um filho, ou fazer mal a si mesmo", disse o secretário.

O coronel Bittencourt, Comandante-geral da Polícia Militar, ressalta que a operação possui caráter educativo, buscando orientar proprietários, clientes e a população em geral. "Esclarecer, conscientizar, fazer valer a regulamentação vigente, mas trazendo a população para o nosso lado, fazer entender a importância dessas medidas no momento em que vivemos", frisou o comandante.

Decreto Estadual nº 73.467


O documento, publicado na última quarta-feira (03) estabelece mudanças do Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado, com restrição de horário e de capacidade de funcionamento a diversos tipos de estabelecimentos pelos próximos sete dias.

A população tem um papel importante neste período. Além de cumprir o que está previsto, os cidadãos podem colaborar denunciando irregularidades através dos telefones do 181 (Disque-denúncia) e 190.

Interior


Unidades que atuam no interior do estado também realizaram ações fiscalizatórias a exemplo do 3º e 11º Batalhões de Polícia Militar (BPMs) e 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I).

Em Arapiraca atuaram três guarnições do Pelopes do 3º BPM e quatro do Programa Força Tarefa. Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Meio Ambiente e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da Prefeitura do município também participaram.

Seguindo o mesmo direcionamento, equipes da 1ª CPM/I uniram-se à Guarda Municipal, SMTT e Vigilância Sanitária para percorrer e fiscalizar estabelecimentos comerciais no município de São Miguel dos Campos.

Fiscalização intensa também ocorreu nos municípios de Penedo e Coruripe, área do 11º BPM. Durante a o dia, pontos de bloqueio e abordagens coibiram ilícitos. Já durante a noite guarnições de RP, Pelopes e trânsito visitaram bares, restaurantes, lanchonetes e afins para fazer cumprir o decreto governamental acompanhadas por agentes da Vigilância Sanitária municipal.