Aumenta número de casos de ataques de espécie de piranha na região do rio São Francisco, em AL
Pelo menos dez pessoas foram atacadas por pirambebas, uma espécie de piranha que habita o rio São Francisco. Os ataques foram registrados em cidades alagoanas ribeirinhas entre sábado (20) e domingo (21). Os peixes ficam mais agressivos nessa época porque estão no período de desova.
Segundo o biólogo Emerson Soares, as pirambebas costumam desovar mais de uma vez durante ano, nos meses de maior calor, quando a água do rio fica mais quente proporcionando o ambiente ideal para a reprodução. O ataque é uma defesa natural da espécie para proteger os ovos que geralmente são depositados próximo da margem do rio, em ambientes com plantas aquáticas.
As pirambebas têm uma mordedura menor que a piranha, porém com mesmo poder de ferimento. Elas costumam atacar os dedos e regiões mais superficiais, o que provoca sangramento.
Emerson explicou ainda que a diminuição do volume de água do rio São Francisco fez elas se aproximaram ainda mais da margem, por isso os banhistas devem tomar cuidado ao se banhar no rio já que são espécies carnívoras.
"Não jogar alimento nessa região, observar se na região que está tomando banho tem vegetação aquática, porque elas costumam colocar a sua ova próxima a essa vegetação por questão de proteção, evitar o local e observar se tem piranhas", orientou o biólogo.
Com informações do G1-AL
Últimas Notícias
Novo vídeo mostra momento em que crianças se afogam em piscina de residência em Arapiraca
Três cidades do sertão alagoano terão que prestar informações sobre os recursos da Educação e funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação
Homem é morto com golpe de faca em discussão durante bebedeira em Maceió
Mulheres saem de academia e são importunadas sexualmente por homem em Maceió
Três homens são flagrados com facas em diferentes locais de Arapiraca na noite da terça (2)
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Black Friday 2025
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega equipamentos na Vila Bananeiras

