Exposição resgata história do Folia de Rua no shopping de Arapiraca

Por Assessoria 10/02/2021 15h03
Por Assessoria 10/02/2021 15h03
Exposição resgata história do Folia de Rua no shopping de Arapiraca
Exposição Folia de Rua - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

As cores, imagens e riquezas culturais das prévias carnavalescas de Arapiraca estão compondo uma exposição no Arapiraca Garden Shopping durante o mês de fevereiro.


Ainda que as tradicionais festas carnavalescas de Arapiraca não possam ser realizadas em 2021, por conta da pandemia, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretária de Cultura, em parceria com o Arapiraca Garden Shopping e a Liga dos Blocos, estará realizando uma exposição de fantasias que foram usadas nos desfiles da cidade.


O stand terá sombrinhas que fazem alusão às tradicionais bandas de frevo que percorrem as prévias de carnaval; os tradicionais bonecos; a mascote do Folia de Rua: a Ararinha, exposição de abadás antigos dos blocos e muito frevo e marchinhas.


“A ideia da exposição é homenagear as prévias do carnaval de Arapiraca em sua vertente mais tradicional. A intenção é trazer a lembrança dos carnavais que a gente viveu e que esse ano não será possível. A Orquestra Vulcão também vai fazer parte seguindo todas as normas. Nossa ideia é não deixar em branco, valorizar e manter a cultura mesmo nesse momento atípico da pandemia”, detalha o secretário de Cultura Wellington de Magalhães.


“Como o shopping é um lugar com bastante circulação de pessoas, essa é uma possibilidade que a gente tem de mostrar um pouco mais nossa cultura. A exposição é uma forma de reconhecimento à dedicação e aos tantos anos que os blocos se dedicaram ao Carnaval. Nossa exposição está linda e muito especial”, declara Junior Silveira, subsecretário de Cultura.


“Dentro dos limites e cuidados por causa da pandemia, vamos fazer uma belíssima exposição para a população. É um momento importante que valoriza essa cultura e todo nosso empenho em realizar os eventos”, disse o presidente da Liga dos Blocos, subtenente Lopes.


A mostra é gratuita e ficará à disposição dos visitantes durante o horário de atendimento do Shopping, todos os dias, das 10h às 22h, até o dia 24 de fevereiro no hall do Cinesystem. As áreas de visitação foram montadas em espaço amplo, com distância entre os itens expostos, para que o folião possa visitar todo o acervo com segurança.