Com alto fluxo turístico, Detran/AL reforça operação Lei Seca neste Verão
Número de infrações de trânsito registrado no período mostra a necessidade da mudança de comportamento
Como um dos principais pontos turísticos do país, Alagoas atrai milhares de turistas no verão. Alagoanos e moradores de todo o Brasil se deslocam nas rodovias e estradas para aproveitar as belezas naturais do estado, o que reforça a necessidade de maior atenção e cuidado no trânsito devido ao aumento no fluxo de veículos. Nesse período, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) reforça as ações de fiscalização da operação Lei Seca, e aproveita para dar algumas dicas para uma viagem segura.
Dados da autarquia apontam que, durante o último verão 2019/2020, entre 20 de dezembro e 21 de março, foram cometidas 54.799 infrações em todo o estado. Os números levam em conta as autuações realizadas por todos os órgãos de trânsito, seja da esfera federal, estadual ou municipal, e mostram que grande parte das infrações cometidas estão relacionadas à educação e poderiam ser evitadas.
Um exemplo disso é o número de condutores que foram flagrados conduzindo veículo com celular em mãos ou manuseando o aparelho – quase 2.200 no total. Outro dado que chama atenção são as 1.694 autuações por condutores ou passageiros que deixaram de usar o cinto de segurança. A infração é prevista no artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Conduzir motocicleta sem capacete ou transportando passageiro sem o equipamento de segurança é uma infração gravíssima que soma pouco mais de duas mil autuações nesse último verão em Alagoas, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH do condutor. No mesmo período, 2.486 condutores foram flagrados sem habilitação.
De acordo com o chefe de educação para o trânsito, Antonio Monteiro, “o acidente não é uma questão de azar”, porque muitos podem ser evitados com atitudes simples. “As pessoas precisam entender que o acidente de trânsito é uma soma de fatores que colocam em risco a sua vida, a de quem está no veículo e a de outras pessoas. Quando você dirige falando no celular, você não está atento ao que se desloca na sua frente ou aos comandos do veículo, então de certo modo o veículo está andando sozinho”, explica.
Antonio ressalta a necessidade da mudança desse comportamento e também alerta para a importância do uso dos equipamentos de segurança, como o cinto de segurança e a cadeirinha, que são fundamentais para minimizar a gravidade das lesões em caso de acidentes.
Fiscalização
Para aprimorar a fiscalização de trânsito nesse período, o Detran/AL reforçou o patrulhamento da Lei Seca em toda a capital. A operação vem atuando de forma volante, com vigilância próximo a bares, restaurantes e postos de combustíveis, locais onde há maior probabilidade dos condutores estarem sob efeito de álcool.
Em caso de suspeita de direção perigosa, o condutor é abordado e o teste de alcoolemia é realizado e a documentação do veículo e dos condutores é verificada, além da checagem dos equipamentos obrigatórios e cumprimento das demais normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fiscalização tem sido feita de acordo com todas as recomendações sanitárias de prevenção ao coronavírus.
Ainda para evitar acidentes e imprevistos na estrada, o condutor deve estar atento a algumas dicas fundamentais, como fazer a manutenção do veículo antes de viajar, dirigir com atenção ao realizar ultrapassagens e evitar dirigir com sono ou muito cansado. Como apontou o chefe de educação para o trânsito, grande parte dos acidentes é causado pela falta de atenção, então é necessário verificar as luzes de freio, lanternas, faróis e baterias.
Últimas Notícias
Homem é assassinado com tiros na cabeça em Maceió
Cinco pessoas, incluindo bebê, morrem em acidente com ônibus que saiu de Arapiraca
Datena diz que ficou cansado de trabalhar de tarde e anuncia saída da RedeTV! ao vivo
Paraquedista arapiraquense atingido por caminhão morre no Hospital de Emergência do Agreste
Vizinha é denunciada por atear fogo em entulhos e deixar residências tomadas por fumaça, em Limoeiro de Anadia
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

