Pré-temporada da Arbitragem Alagoana 2021 é finalizada

Atividades foram realizadas durante três dias no Estádio Rei Pelé

Por da redação com assessoria 25/01/2021 18h06
Por da redação com assessoria 25/01/2021 18h06
Pré-temporada da Arbitragem Alagoana 2021 é finalizada
Árbitros passaram por atividades no campo e palestras no Rei Pelé - Foto: Assessoria/FAF

Foram três dias de muita preparação. A pré-temporada da arbitragem alagoana serviu para avaliar os árbitros e assistentes que irão atuar na Copa Alagoas e no Alagoano Série A, e demais competições ao longo da temporada. Foi um período intenso de atividades encerradas no último sábado (23) que exigiram disciplina para o quadro de arbitragem. No total, participaram 55 árbitros, sendo 25 árbitros centrais e 30 árbitros assistentes.

A preparação visa o aperfeiçoamento dos árbitros na parte física, mental e didática. Uma das principais avaliações da pré-temporada foram as palestras conduzidas pelo diretor-presidente da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF), o catarinense Giulliano Bozzano, instrutor CBF, que abordou quatro assuntos nas explanações: Controle do Jogo, Entradas e disputas, Faltas táticas e Impedimento – Regra 11.

Bozzano rasgou elogios à organização da pré-temporada. “Saio de Alagoas com uma ótima impressão dos árbitros alagoanos. A Comissão de Arbitragem fez um grande trabalho com organização. Os árbitros alagoanos são sérios e comprometidos com a profissão. É perceptível ver virtudes importantes como pontualidade, humildade e a harmonia de todos”, enfatizou.

No quesito físico, as atividades foram coordenadas pela ex-árbitra Raquel Ferreira Barbosa. No gramado do Rei Pelé, os árbitros treinaram diversas situações de jogo, seguindo o que rege o Pilar Físico. Após os testes de campo, a Comissão de Arbitragem aplicou avaliação teórica sobre as regras do jogo respondida de forma online pelos árbitros.

O conteúdo didático na preparação também contou com participação do diretor de competições da FAF, Luciano Sampaio, que apresentou o regulamento da Copa Alagoas e do Alagoano Série A. O professor mestre, Vitor Fabiano (Cesmac) abordou a palestra Árbitro! Competência ou habilidade?

A pré-temporada foi promovida pela Federação Alagoana de Futebol em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e com apoio do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Alagoas.

Nível da arbitragem


O presidente da Federação Alagoana, Felipe Feijó entende que a arbitragem alagoana tem atingido o melhor momento, principalmente por conta das atuações dos profissionais e do ingresso da árbitra assistente Brígida Cirilo no quadro da FIFA. “Estou bastante satisfeito com o trabalho realizado pela Comissão com todos os árbitros. É fruto do investimento que temos feito na arbitragem. Se os árbitros vão bem, os campeonatos transcorrem com tranquilidade”, disse Feijó. Ele também destacou a parceria com a Selaj, que colocou à disposição toda a estrutura do Estádio Rei Pelé para a realização da pré-temporada.

Charles Hebert, presidente da Comissão de Arbitragem da FAF e secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude ressaltou o empenho e dedicação da Comissão em aumentar cada vez mais o nível dos profissionais alagoanos. “Estamos lado a lado com os árbitros. Cobrando, incentivando e dando todo o apoio para que eles possam representar o Estado de Alagoas da melhor maneira possível”.