Bebê de apenas 3 meses diagnosticado com fibrose cística é transferido para a Santa Casa, em Maceió

João Arthur nasceu em setembro no Hospital Regional de Arapiraca e nunca deixou a UTI

Por da redação 23/12/2020 19h07
Por da redação 23/12/2020 19h07
Bebê de apenas 3 meses diagnosticado com fibrose cística é transferido para a Santa Casa, em Maceió
João Arthur_ Arapiraca - Foto: Redes sociais

Diante de uma decisão judicial, o bebê João Arthur, de apenas três meses foi transferido na tarde desta quarta-feira (23) para a Santa Casa de Misericórdia, em Maceió. A criança, que foi diagnosticada com fibrose cística, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, em Arapiraca.

Na Santa Casa de Misericórdia, João Arthur irá passar por exames e, em seguida será submetido a um tratamento clínico ou cirúrgico. De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Ayres, a transferência só foi possível devido a agilidade da pasta por ter iniciado as providências antes mesmo da decisão judicial em ação ajuizada pela Defensoria Pública.

João Arthur nasceu em setembro no Hospital Regional de Arapiraca e nunca deixou a UTI. Já nas primeiras horas de vida apresentou problemas respiratórios e, após uma série de exames foi diagnosticado como fibrose cística, doença hereditária em que secreções anormais produzidas por algumas glândulas afetam o trato digestivo e respiratório. O tratamento é acompanhado por um gastropediatra e, em alguns casos, é necessário submeter o bebê a cirurgia.

Os pais de João Arthur, Andressa Barbosa Teles e João Santana de Souza Neto, fizeram um apelo emocionado na terça-feira (22), diante do agravamento do estado de saúde da criança.