Alimentos com glúten podem provocar danos cerebrais graves
Uma reação má ao glúten pode causar tonturas, deixar os indivíduos mais apáticos e desatentos, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Mail on Sunday.
A condição chama-se ataxia do glúten e ocorre quando o sistema imunológico reage negativamente ao glúten, que está presente em alimentos como o pão, massa, cereais e até cerveja - atacando partes do cérebro.
Nos casos mais sérios, alguns pacientes podem experienciar sintomas semelhantes à incidência de um acidente vascular cerebral (AVC), como por exemplo ter dificuldade para falar ou caminhar, incluindo paralisia. Sendo que se não for tratada a condição pode causar danos cerebrais permanentes.
O The Mail on Sunday mostrou o caso de Lorraine de South Yorks, na Inglaterra, que disse à publicação que pensou que estava "perto de enlouquecer".
Os sintomas da mulher de 65 anos evoluíram de tal modo que a dado momento chegou a usar muletas para se movimentar.
De início confusos, os médicos não conseguiam entender o que se passava de errado com Lorraine, tendo em conta que a condição é muitas vezes confundida com outras.
"Quando fui pela primeira vez ao médico em 2008, disseram-me que era a menopausa", disse Lorraine.
"Fui encaminhada para um neurologista, que realizou testes para um possível AVC, mas os resultados estavam normais".
Só mais tarde e à medida que a saúde da mulher se deteriorava é que a mesma foi referida ao professor Marios Hadjivassiliou no Ataxia Centre, em Shefflied, que conseguiu finalmente diagnosticá-la e prescrever-lhe um tratamento simples - uma dieta sem glúten.
Infelizmente, a fala de Lorraine permanece arrastada e assim ficará por toda a sua vida, segundo os médicos.
A condição pouco conhecida está intimamente ligada à doença celíaca, com pacientes 16 vezes mais propensos a desenvolver ataxia do glúten. Pensa-se que as duas condições sejam provocadas pelo mesmo defeito genético.
Últimas Notícias
Cidades do AM terão efetivo da Força Nacional contra crime organizado
Avião de pequeno porte faz pouso de emergência após colisão com ave no interior de SP
Sine Alagoas oferece 2.045 vagas de emprego disponíveis: confira as oportunidades
Homem é morto com disparos de arma de fogo no bairro Ouro Preto, em Arapiraca
Corpos de 8 esquiadores desaparecidos são encontrados após avalanche na Califórnia
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

