Diretor do Porta dos Fundos é morto a facadas no Centro do Rio

Cadu Barcellos teria sido assassinado por causa de um celular, segundo amigo

11/11/2020 15h03 - Atualizado em 12/11/2020 02h02
11/11/2020 15h03 Atualizado em 12/11/2020 02h02
Diretor do Porta dos Fundos é morto a facadas no Centro do Rio
Cadu Barcellos foi morto a facadas - Foto: Arquivo Pessoal

Morreu na madrugada dessa terça-feira (10) o cineasta Cadu Barcellos, de 34 anos, por ferimento de arma branca na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. Barcellos foi encontrado por policiais do Batalhão da Praça da Harmonia.


Segundo informações, Cadu havia saído da Pedra do Sal - reduto do samba no Rio -, em um carro de aplicativo e desembarcou no Centro, onde teria sido abordado, próximo a uma estação de metrô.


De acordo com uma amigo do cineasta, William Oliveira, à TV Globo, "Cadu foi assassinado possivelmente por conta de um celular, um RioCard (vale-transporte) e um punhado de reais".


O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.


Carreira


Cadu era assistente de direção no programa "Greg News", comandado por Gregório Duvivier, na HBO, foi diretor e roteirista da série "Mais x Favela" (2011), do canal a cabo Multishow, e um dos diretores e roteiristas do documentário "5x Pacificação" (2012).


Além disso, foi diretor e argumentista do episódio "Deixa voar", que compõe o longa “5x Favela – Agora por nós mesmos”, de 2010, produzido por Carlos Diegues e Renata Almeida Magalhães. A obra foi escolhida para a Seleção Oficial do Festival de Cannes, no mesmo ano.


O filme recebeu prêmios como o de melhor filme ficção, pelo júri oficial e popular, melhor atriz e ator coadjuvante, melhor roteiro, melhor trilha sonora e melhor montagem no Festival de Paulínia de (2010), além de ser laureado pelo júri popular no festival de Biarritz (França - 2010) e rodar por festivais internacionais.


Além da produção no audiovisual, Cadu foi o criador da página Maré Vive, com mais de 100 mil curtidas. A página mostra a realidade do Complexo da Maré, na zona norte do Rio.


Ele deixa esposa e um filho, Bernardo, de 2 anos.