Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, chega às unidades de saúde

Prefeitura de Arapiraca faz ações nas Unidades de Saúde do município

05/10/2020 09h09
05/10/2020 09h09
Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama,  chega às unidades de saúde
Campanha Outubro Rosa - Foto: Saúde em Arapiraca

Este ano, em tempos de pandemia, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, muda a estratégia para evitar aglomerações de pessoas e contágio por coronavírus, mas segue com a proposta de conscientizar a população sobre o câncer de mama e leva a campanha Outubro Rosa às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

"Quanto antes melhor" é o tema da edição deste ano da campanha Outubro Rosa, que é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo dela é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O lançamento da campanha em Arapiraca aconteceu na UBS do bairro Batingas, que preparou um espaço específico, decorado na cor símbolo da campanha, onde profissionais de saúde orientaram as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama e realizaram encaminhamento para exames.

A enfermeira e coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Maria Luiza Bezerra explica que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

“Os índices indicam a gravidade do problema. Mas as mulheres não precisam ter medo. É importante seguir uma rotina de autocuidado para identificar prováveis nódulos, que precisam ser diagnosticados e cuidados. 85% deles não são malignos e com o diagnóstico precoce é possível a cura”, ressaltou a coordenadora.

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica o trabalho de rastreamento das mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, com câncer de mama e colo do útero. As Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para acolher às mulheres, orientar e através de consultas e exames diagnosticar precocemente o câncer.