Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, chega às unidades de saúde
Prefeitura de Arapiraca faz ações nas Unidades de Saúde do município

Este ano, em tempos de pandemia, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, muda a estratégia para evitar aglomerações de pessoas e contágio por coronavírus, mas segue com a proposta de conscientizar a população sobre o câncer de mama e leva a campanha Outubro Rosa às Unidades Básicas de Saúde (UBS).
"Quanto antes melhor" é o tema da edição deste ano da campanha Outubro Rosa, que é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo dela é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O lançamento da campanha em Arapiraca aconteceu na UBS do bairro Batingas, que preparou um espaço específico, decorado na cor símbolo da campanha, onde profissionais de saúde orientaram as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama e realizaram encaminhamento para exames.
A enfermeira e coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Maria Luiza Bezerra explica que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.
“Os índices indicam a gravidade do problema. Mas as mulheres não precisam ter medo. É importante seguir uma rotina de autocuidado para identificar prováveis nódulos, que precisam ser diagnosticados e cuidados. 85% deles não são malignos e com o diagnóstico precoce é possível a cura”, ressaltou a coordenadora.
Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica o trabalho de rastreamento das mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, com câncer de mama e colo do útero. As Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para acolher às mulheres, orientar e através de consultas e exames diagnosticar precocemente o câncer.
Últimas Notícias

MPAL aciona Justiça e consegue suspender obra de edifício de 20 andares no Litoral Norte de Maceió

De graça na praça: 5ª Feira de Discos de Arapiraca amplia oferta de expositores e bandas

Polícia Civil prende jovem de 19 anos por ameaças e perseguição à ex-companheira grávida

Estação Navi: formações gratuitas e diversidade marcam encontros do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde a partir de hoje
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
