2ª Vara Cível e 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios realizam audiência conjunta de conciliação
Feito é inédito no Judiciário de Alagoas; audiência virtual conseguiu pôr fim aos processos
Em uma iniciativa pioneira no Judiciário de Alagoas, a 2ª Vara Cível e a 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios realizaram audiência conjunta de conciliação, nesta quarta (23). Foram reunidos dois processos, um cível e um criminal, envolvendo o mesmo conflito familiar. Ao final, as partes entraram em acordo e ambas as ações foram encerradas.
O conflito envolvia a partilha de um imóvel. No processo cível, houve decisão assegurando ao ex-marido a posse do bem. A ex-mulher, no entanto, teria ingressado no imóvel e pedido medida protetiva de distanciamento do ex-marido, que foi concedida pela 4ª Vara Criminal.
"Tínhamos, então, duas decisões conflitantes: uma cível, assegurando o direito do ex-marido de permanecer no imóvel, e uma criminal que mandava ele sair, para lá ficar a ex-esposa. A solução foi reunir todos em uma mesma audiência, para que pudéssemos ter uma visão global do conflito e resolvê-lo conjuntamente", explicou o juiz André Parízio, da 2ª Vara Cível de Palmeira dos Índios.
O magistrado afirmou que essa cooperação entre um Juízo Cível e um Criminal é pouco usual, mas plenamente possível. "Se não fosse a cooperação entre os Juízos, o caso seria de difícil solução e, mesmo que se resolvessem os processos, o conflito familiar permaneceria", frisou.
De acordo com o juiz Lucas Dória, da 4ª Vara Criminal, a atuação conjunta das unidades foi positiva. "Nós, das duas varas, imaginamos e dialogamos que seria possível projetar essa dimensão normativa [prevista no Código de Processo Civil] em conjunto com o campo penal. O resultado demonstra que a utilização desse instrumento foi proveitosa, pois resultou em um acordo construído pelas próprias partes".
Últimas Notícias
Revelada a selfie de turista antes de ser atacada por leopardo-das-neves
Prefeitura divulga atrações do Traipu Folia 2026
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões
Menina de 8 anos é morta após carro onde estava com o pai ser alvo de tiros em Belford Roxo; suspeito é preso
Homem é preso em Feira Grande após agredir adolescente que recusou relação sexual
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração de escola no Capim

