Oficial da PM-AL ministra instruções em estágio preparatório da ONU

Tenente Rodolfo Esperidião foi convidado do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Por Ascom PM/AL 22/09/2020 15h03
Por Ascom PM/AL 22/09/2020 15h03
Oficial da PM-AL ministra instruções em estágio preparatório da ONU
Militar da PM-AL integrou equipe de instrutores convidados do CIMIC - Foto: Ascom PM/AL

Um oficial da Polícia Militar de Alagoas ministrou uma série de instruções no Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês) 2020.2. A atividade foi realizada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro - parte do Comando de operações terrestres, que gerencia a preparação e o envio de brasileiros para missões de paz. A convite do Exército Brasileiro, o tenente Rodolfo Esperidião, lotado no Estado-Maior Geral foi um dos responsáveis por contribuir com a formação que encerrou no último dia 18. Confira detalhes clicando aqui.

O objetivo do curso é preparar militares, policiais e civis para exercerem funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU), com ênfase na Coordenação Civil-Militar. O tenente alagoano levou instruções sobre Estrutura e organização básica da ONU; A tarefa de oficial de ligação e o compartilhamento de informações e sobre Suporte a ações humanitárias.

A turma foi composta por 30 estagiários, sendo: 15 cadetes do último ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); cinco cadetes em formação pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e 10 civis universitários que já atuam na área humanitária (oriundos da PUC-Rio, UFBA, UFF, UFRRJ, UNESP e USP).

22 09 2020cursoonu2



De acordo com o próprio CCOPAB, a atividade, realizada integralmente no idioma inglês, foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duração de uma semana), em que foram abordados temas do Core Pre-Deployment Training Material. A segunda, presencial (uma semana), em que foram abordados assuntos do Specialised Training Material.

“Para mim é sempre uma satisfação imensa representar a Polícia Militar de Alagoas em missões externas. Como instrutor convidado no CCOPAB fiz parte de um time extremamente qualificado com a incumbência de passar o conteúdo para uma turma mista de militares, policiais e civis. Só tenho a agradecer a oportunidade e continuar trabalhando para bem representar nossa Corporação e nosso Estado sempre”, destacou o tenente Esperidião.

O militar alagoano figura entre os integrantes da Corporação que já serviram às Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Por dois anos, o tenente Esperidião cumpriu missão no Sudão do Sul, localizado no nordeste do continente africano. Em reconhecimento ao trabalho realizado, o oficial foi condecorado pela ONU com duas medalhas.