Fies 2020: Portaria define regras para vagas remanescentes

Serão 50 mil beneficiados; inscrições serão feitas pela internet

Por Agência Educa Mais Brasil 17/09/2020 15h03
Por Agência Educa Mais Brasil 17/09/2020 15h03
Fies 2020: Portaria define regras para vagas remanescentes
Cerca de 50 mil estudantes serão beneficiados com vagas remanescentes do Fies - Foto: Divulgação

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá nova seleção para vagas remanescentes. O programa do governo federal, que financia estudos em cursos superiores, abrirá cerca de 50 mil vagas. O Ministério da Educação publicou ontem (16), uma Portaria com as regras da seleção no Diário Oficial da União. O edital com o cronograma ainda não foi divulgado.

A ocupação das vagas remanescentes ocorrerá de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Por isso, o MEC destaca que é importante conhecer as regras dispostas na Portaria, e que também constarão no edital que será publicado em breve.

Caso o candidato precise alterar alguma informação na inscrição já concluída, terá que pedir o cancelamento dela e fazer uma nova inscrição, sendo que nesse momento, o candidato perde a vaga no curso escolhido, podendo a referida vaga ser ocupada por outro candidato que concluiu a inscrição antes dele.

As vagas remanescentes do Fies são aquelas que não foram preenchidas no processo regular de 2020. Cada candidato poderá concorrer a uma vaga em um dos cursos disponíveis no sistema de inscrição.

Estão aptos a participar dessa nova etapa aqueles que participaram de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com o mínimo de 450 pontos na média das cinco provas do Exame, além de nota superior a zero na redação do Enem e possuírem renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família. O Fies pode ser concorrido tanto por aqueles que ainda não entraram no ensino superior ou quem já possui matrícula, mas não tem condições financeiras de arcar com o valor das mensalidades.