Vereadores se reúnem com Luciano Barbosa e discutem melhorias para Arapiraca
Os vereadores Fábio Henrique, Léo Saturnino, Moisés Machado, Rogério Nezinho, Willomaks da Saúde, Thiago ML, Sérgio do Sindicato e Fabiano Leão, participaram, na manhã desta segunda-feira (10), na sede da Governadoria do Agreste, em Arapiraca, de uma reunião com o vice-governador e atual secretário de Educação de Alagoas, Luciano Barbosa (PMDB), para falar sobre projetos ligados ao desenvolvimento de Arapiraca. A reunião também contou com a presença do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e da vereadora por Porto Real do Colégio, Izabelita Enfermeira (PSDB).
Para os vereadores, o vice-governador Luciano Barbosa, fez uma explanação sobre os avanços da educação em Alagoas, onde falou sobre o projeto Escola 10, que já está em execução. O vice-governador ressaltou que Educação não se faz sozinho, mas sim com a participação do governo do estado, dos pais e da sociedade como um todo. O projeto Escola 10 tem como meta a mobilização em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede pública e dos índices educacionais do estado.
“A iniciativa vai unir Estado e Municípios e visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões”, afirmou Luciano Barbosa.
O programa Escola 10 tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano, e estabelece como metas garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série, melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre as partes.
“Esta parceria com os municípios chega em boa hora, pois eles são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º ano. Temos uma grande dívida social com a nossa juventude e este programa afirma que a Educação é a nossa prioridade maior”, destaca o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
O Programa Escola 10 prevê a descentralização dos recursos, tanto do FUNDEB, como os recursos próprios. A escola recebe diretamente esses recursos porque é ela que sabe empregar o dinheiro segundo as suas necessidades. “Temos um compromisso com a Educação do estado, e melhorar o nosso IDEB faz parte desse compromisso. Vamos Deixar pra trás o baixo índice, na Educação, que o Estado de Alagoas carrega”, afirmou Luciano Barbosa.
Ainda durante a reunião também foram discutidas as ações de instalação do Instituto de Criminalística (IC), a ampliação do Instituto Médico Legal (IML), as obras de duplicação da Rodovia AL-110, e a reestruturação do Samu.
“Ouvi atentamente as reivindicações dos vereadores e vou ter uma reunião com o governador Renan Filho, onde levarei todas elas e retornarei com uma resposta”, garantiu Luciano Barbosa.
Os vereadores, o deputado Ricardo Nezinho e Luciano Barbosa, após a reunião foram conhecer as obras de reforma do Ginásio Quintela Cavalcanti, Pedro Reis e Isaura Lisboa (Epial ), local que receberá o complexo educacional. O Complexo terá arena cultural, auditório, praças, piscina semiolímpica, entre outros equipamentos públicos, para desenvolver cada vez mais a Educação na segunda maior cidade de Alagoas.
Para os vereadores, a reunião foi bastante proveitosa, porque sentiram no vice-governador e secretário de Educação, a boa vontade em atender a todas as reivindicações.
Ao falar sobre a greve dos trabalhadores da educação do município de Arapiraca, Luciano Barbosa, disse que só o diálogo pode construir um entendimento aceitável entre as partes envolvidas, porém, deve-se levar em consideração, principalmente, a parte mais desprotegida, que são os alunos. Luciano Barbosa, também falou sobre o repasse de R$ 17 milhões, diretamente para a escola.
Para os vereadores, o vice-governador Luciano Barbosa, fez uma explanação sobre os avanços da educação em Alagoas, onde falou sobre o projeto Escola 10, que já está em execução. O vice-governador ressaltou que Educação não se faz sozinho, mas sim com a participação do governo do estado, dos pais e da sociedade como um todo. O projeto Escola 10 tem como meta a mobilização em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede pública e dos índices educacionais do estado.
“A iniciativa vai unir Estado e Municípios e visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões”, afirmou Luciano Barbosa.
O programa Escola 10 tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano, e estabelece como metas garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série, melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre as partes.
“Esta parceria com os municípios chega em boa hora, pois eles são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º ano. Temos uma grande dívida social com a nossa juventude e este programa afirma que a Educação é a nossa prioridade maior”, destaca o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
O Programa Escola 10 prevê a descentralização dos recursos, tanto do FUNDEB, como os recursos próprios. A escola recebe diretamente esses recursos porque é ela que sabe empregar o dinheiro segundo as suas necessidades. “Temos um compromisso com a Educação do estado, e melhorar o nosso IDEB faz parte desse compromisso. Vamos Deixar pra trás o baixo índice, na Educação, que o Estado de Alagoas carrega”, afirmou Luciano Barbosa.
Ainda durante a reunião também foram discutidas as ações de instalação do Instituto de Criminalística (IC), a ampliação do Instituto Médico Legal (IML), as obras de duplicação da Rodovia AL-110, e a reestruturação do Samu.
“Ouvi atentamente as reivindicações dos vereadores e vou ter uma reunião com o governador Renan Filho, onde levarei todas elas e retornarei com uma resposta”, garantiu Luciano Barbosa.
Os vereadores, o deputado Ricardo Nezinho e Luciano Barbosa, após a reunião foram conhecer as obras de reforma do Ginásio Quintela Cavalcanti, Pedro Reis e Isaura Lisboa (Epial ), local que receberá o complexo educacional. O Complexo terá arena cultural, auditório, praças, piscina semiolímpica, entre outros equipamentos públicos, para desenvolver cada vez mais a Educação na segunda maior cidade de Alagoas.
Para os vereadores, a reunião foi bastante proveitosa, porque sentiram no vice-governador e secretário de Educação, a boa vontade em atender a todas as reivindicações.
Ao falar sobre a greve dos trabalhadores da educação do município de Arapiraca, Luciano Barbosa, disse que só o diálogo pode construir um entendimento aceitável entre as partes envolvidas, porém, deve-se levar em consideração, principalmente, a parte mais desprotegida, que são os alunos. Luciano Barbosa, também falou sobre o repasse de R$ 17 milhões, diretamente para a escola.
Últimas Notícias
Cidades
Polícia Civil investiga homicídio de pessoa em situação de rua no bairro do Poço, em Maceió
Cidades
Homem que matou companheira em Jequiá da Praia é capturado em Joaquim Gomes
Arapiraca
Homem efetua disparos de arma de fogo para o alto e é preso em flagrante, em Arapiraca
Brasil / Mundo
Ramiro Valdés, comandante da Revolução Cubana, morre aos 94 anos
Arapiraca
Dois adolescentes são flagrados com peças de carne furtadas em estabelecimento no Centro de Arapiraca
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

