Prefeito de Pão de Açúcar pode perder mandato por acusação de abuso de poder econômico
Prefeito e vice de Pão de Açúcar, Flávio Almeida (PMDB) e Clayton Farias (PSL) podem perder o mandato e ficarem inelegíveis por oito anos. Eleitos para o primeiro mandato, prefeito e vice foram condenados em primeira instância, pelo juiz eleitoral da Comarca de Pão de Açúcar, Edivaldo Landeosi. A decisão foi publicada nesta terça-feira (04), e acuso os gestores de utilizarem a ONG Instituto Paulinia (IP) para angariar votos durante a campanha eleitoral de 2016.
A decisão ainda é passível de recurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e segundo nota da coligação, os gestores irão recorrer da decisão. Pesa sobre o prefeito e vice a acusação de abuso de poder econômico, o que pode invalidar a votação majoritária ocorrida em outubro de 2016.
Segundo a determinação do juiz, se cassado o mandato dos gestores, a cidade de Pão de Açúcar deverá ter novas eleições. Segundo a oposição, que realizou a denúncia contra os prefeito e vice-prefeito, durante o período eleitoral chapa vencedora do pleito também teria distribuído cartões promocionais, intitulados “Bolsa Viva Bem Pão de Açúcar”. No cartão dava direito há R$ 120,00 mensais às pessoas de baixa renda.
Apesar da condenação em primeira instância, os gestores continuam no cargo até a decisão final da Justiça eleitoral. Caso seja mantida a decisão, prefeito e vice serão afastados e quem assumirá o cargo é a presidente do Legislativo Municipal, vereadora Lena Machado (PSD).
Em nota enviada à imprensa, a coligação do prefeito Flávio Almeida, afirma que a justiça eleitoral foi levada ao erro por pessoas ligadas ao grupo de oposição, que “não se conforma com a vitória arrasadora e que não aceitam as boas ações já implementadas na educação, na saúde e nas demais áreas do município no primeiro semestre da administração de Flavinho Almeida”.
A nota encerra ressaltando a importância de que a gestão atual continua, como determina a lei, e que a Coligação confia que a decisão desta terça-feira será modificada no Tribunal Regional Eleitoral.
A decisão ainda é passível de recurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e segundo nota da coligação, os gestores irão recorrer da decisão. Pesa sobre o prefeito e vice a acusação de abuso de poder econômico, o que pode invalidar a votação majoritária ocorrida em outubro de 2016.
Segundo a determinação do juiz, se cassado o mandato dos gestores, a cidade de Pão de Açúcar deverá ter novas eleições. Segundo a oposição, que realizou a denúncia contra os prefeito e vice-prefeito, durante o período eleitoral chapa vencedora do pleito também teria distribuído cartões promocionais, intitulados “Bolsa Viva Bem Pão de Açúcar”. No cartão dava direito há R$ 120,00 mensais às pessoas de baixa renda.
Apesar da condenação em primeira instância, os gestores continuam no cargo até a decisão final da Justiça eleitoral. Caso seja mantida a decisão, prefeito e vice serão afastados e quem assumirá o cargo é a presidente do Legislativo Municipal, vereadora Lena Machado (PSD).
Em nota enviada à imprensa, a coligação do prefeito Flávio Almeida, afirma que a justiça eleitoral foi levada ao erro por pessoas ligadas ao grupo de oposição, que “não se conforma com a vitória arrasadora e que não aceitam as boas ações já implementadas na educação, na saúde e nas demais áreas do município no primeiro semestre da administração de Flavinho Almeida”.
A nota encerra ressaltando a importância de que a gestão atual continua, como determina a lei, e que a Coligação confia que a decisão desta terça-feira será modificada no Tribunal Regional Eleitoral.
Últimas Notícias
Polícia
Mulher morre após passar mal e cair de jet ski na Praia do Gunga
Saúde
Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico
Polícia
Capotamento na BR-101 deixa dois feridos em Joaquim Gomes
Polícia
Homem é preso pela PM após efetuar disparos na ponte que liga Alagoas e Sergipe
Polícia
Suposto incêndio criminoso destrói casa em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

