Família Ribeiro emite nota sobre declaração de Ângela Garrote

Por Redação 16/05/2017 21h09 - Atualizado em 17/05/2017 00h12
Por Redação 16/05/2017 21h09 Atualizado em 17/05/2017 00h12
Família Ribeiro emite nota sobre declaração de Ângela Garrote
Foto: Divulgação/Dicom TJ
A família do ex-deputado Federal Helenildo Ribeiro, através do ex-prefeito James Ribeiro, enviou à imprensa uma nota se dizendo indignada com a declaração da ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Garrote, durante julgamento pelo crime de homicídio ocorrido na tarde desta terça-feira (16), onde a ex-prefeita afirmou que acusação contra ela teria acontecido após denúncia do ex-deputado, Helenildo Ribeiro, em Brasília.

Em nota, James Ribeiro se disse que Helenildo realmente denunciou Ângela Garrote enquanto ocupava o cargo de Deputado Federal, mas que ele agiu como promotor de Justiça que era, “homem da Lei, por ter entendido que a denúncia era cabida, e os fatos que tinha conhecimento o levaram a fazê-la”.

Ângela Garrote foi julgada e absolvida, nesta terça-feira, da suspeita de comandar o assassinato de Roberto Duarte, crime ocorrido em 1999, em Palmeira dos Índios.

O Ministério Público tem um prazo de cinco dias para decidir se recorrerá da decisão que absolveu a ex-prefeita. O processo está sendo analisado pelo promotor José Antônio Malta Marques.

Leia a nota da família Ribeiro:

"O Deputado Helenildo Ribeiro, em saudosa memória, denunciou, da tribuna da Câmara Federal, o crime ocorrido no Distrito de Canafístula de Frei Damião, Município de Palmeira dos Índios, no ano de 1999, em que o Sr. Roberto Duarte teve sua vida ceifada covardemente.

Naquele momento, Helenildo discursou quando ocupava o cargo de Deputado Federal, em defesa do povo alagoano, especialmente da região de Palmeira dos Índios.

Como se sabe, nosso saudoso Helenildo estava Deputado Federal, função pública que honrou por dois mandatos, quando fez a denúncia pública. Mas nesse, e em outros casos, Helenildo agiu como Promotor de Justiça que era, homem da Lei, por ter entendido que a denúncia era cabida, e os fatos que tinha conhecimento o levaram a fazê-la.

Posteriormente, o Ministério Público de Alagoas ofereceu denúncia à Justiça, que tornou a ex-prefeita ré, e o Tribunal do Júri de Maceió, hoje, soberanamente, a absolveu.

Respeitamos a tese da defesa e o resultado do julgamento. Mas em respeito à memória de Helenildo Ribeiro, homem público sério, responsável e honrado, que em todos os cargos e funções que desempenhou em sua vida, o fez com estrita obediência à Lei e aos melhores princípios e valores da sociedade, características difíceis de se encontrar nesse meio. Por isso, vimos a público refutar as afirmações da ex-prefeita, que em sua defesa, atribuiu a questões políticas menores, à denúncia feita à época, pelo deputado e Promotor de Justiça, Helenildo Ribeiro.

As instituições fizeram, cada uma, a sua parte. E Helenildo, como sempre fez, também cumpriu o seu papel, de defender à sociedade. Agora, pedimos que respeitem sua memória e o deixem descansar.

Depois de cumprir sua jornada neste plano com dignidade, é mais do que justo, pedir que a ele sejam dirigidas apenas orações.
Respeitosamente,

James Ribeiro e família."