Moradores reclamam da falta de água em bairros de Arapiraca

Por Redação 16/02/2017 16h04 - Atualizado em 16/02/2017 20h08
Por Redação 16/02/2017 16h04 Atualizado em 16/02/2017 20h08
Moradores reclamam da falta de água em bairros de Arapiraca
Foto: Divulgação
Moradores de bairros arapiraquenses afirmam que sofrem há dias com a falta de água durante a semana e aos finais de semanas. Segundo eles, o fornecimento está precário e quando é normalizado fica somente por algumas horas.

Desde janeiro, o abastecimento está sendo através de um rodízio. De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a medida é para reforçar o abastecimento em municípios atendidos pelo novo Sistema Adutor do Agreste, que atualmente opera com apenas 50% da capacidade. A Casal alega que a baixa vazão do Rio São Francisco afetou o funcionamento do novo Sistema Adutor, o que justifica a instalação do rodízio.

Revoltados, a população da cidade do Agreste entrou em contato com o Portal Já é Notícia para registrar algumas reclamações. Segundo os moradores, há dias não chega água em suas residências.

“A baixa vazão do Rio ou na realidade a baixa competência da Casal?”, relatou uma moradora.

Durante a sessão, realizada na Câmara Municipal de Arapiraca na noite desta quarta-feira (15), vereadores arapiraquenses se posicionaram sobre o caso e também dizem estar indignados com a falta de compromisso da companhia.

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça (PDT), disse que pretende formar uma comissão de vereadores para ir até ao governador Renan Filho (PMDB) e relatar o problema, bem como tentar uma audiência pública para discutir com a sociedade de Arapiraca as soluções imediatas para resolver o problema da falta de água na cidade.

Já o vereador Edvanio do Zé Baixinho (PSL) alegou que a Casal não está mantendo a atenção devida com a população que continua pagando por um produto que não chega às torneiras.

Edvanio do Zé Baixinho disse que constantemente a imprensa local tem recebido uma avalanche de denúncias contra a empresa e também a CAB Águas do Agreste.
"Precisamos do apoio dos deputados por Arapiraca, que cobrem das autoridades uma solução urgente solução para o problema, que já está se tornando uma questão emergencial porque água é vida e saúde", completou o vereador.

A equipe de reportagem do Já é Notícia tentou entrar em contato com a assessoria da companhia, mas não obteve êxito.