Passagens de ônibus ficam mais caras em pelo menos 4 capitais do Brasil

Os usuários do transporte público vão começar 2017 tendo que pagar mais caro pela passagem de ônibus, em pelo menos quatro capitais brasileiras. Assim como acontece no início do ano nas principais cidades do País, Salvador, Brasília, Florianópolis e Belo Horizonte já repassaram à população o reajuste da tarifa.
Andar de ônibus em Florianópolis vai ficar mais caro a partir do próximo domingo, dia 8. Para quem usa cartão eletrônico, a passagem sobe de R$ 3,34 para R$ 3,71, um aumento de 11%, acima da inflação. Já para quem paga a passagem em dinheiro, o valor pula de R$ 3,50 para R$ 3,90, reajuste de 11,42%.
Em Salvador, o reajuste já passou a vigorar nesta segunda-feira, dia 2. A passagem, que custava R$ 3,30, passa a valer agora R$ 3,60.
O Governo do Distrito Federal anunciou o aumento das passagens de ônibus e metrô no último dia 30 e o reajuste entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 2. Os novos valores serão os seguintes: de R$ 2,25 para R$ 2,50; de R$ 3 para R$ 3,50 e de R$ 4 para R$ 5, de acordo com o trecho e o modal utilizado.
Em Belo Horizonte, o reajuste foi de 9,4%. Os novos preços das passagens passam a valer a partir desta terça-feira (3). A tarifa das linhas chamadas troncais (80% das linhas) sobe de R$ 3,70 para R$ 4,05. A tarifa das linhas alimentadoras, por sua vez, (que representam 20% das linhas) vai de R$ 2,65 para R$ 2,85.
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes chegou a anunciar, na última sexta-feira, que as passagens de ônibus subiriam de R$ 3,80 para R$ 3,95. Mas voltou atrás e decidiu deixar a decisão para nova gestão, que assumiu ontem, dia 1º de janeiro. No entanto, Marcelo Crivella já informou que vai manter o valor atual da tarifa.
Maceió
Em Maceió, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), informou que os cálculos para readequação tarifária dos ônibus urbanos de Maceió serão iniciados somente após o dia 12 de janeiro, quando são divulgados os índices oficias de inflação.
Segundo o órgão, o ajuste anual, previsto em contrato, é calculado de acordo com a inflação dos principais insumos do serviço, como combustível, manutenção dos veículos, salários dos rodoviários, entre outros, buscando manter o equilíbrio financeiro do sistema de ônibus urbano da capital.
Andar de ônibus em Florianópolis vai ficar mais caro a partir do próximo domingo, dia 8. Para quem usa cartão eletrônico, a passagem sobe de R$ 3,34 para R$ 3,71, um aumento de 11%, acima da inflação. Já para quem paga a passagem em dinheiro, o valor pula de R$ 3,50 para R$ 3,90, reajuste de 11,42%.
Em Salvador, o reajuste já passou a vigorar nesta segunda-feira, dia 2. A passagem, que custava R$ 3,30, passa a valer agora R$ 3,60.
O Governo do Distrito Federal anunciou o aumento das passagens de ônibus e metrô no último dia 30 e o reajuste entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 2. Os novos valores serão os seguintes: de R$ 2,25 para R$ 2,50; de R$ 3 para R$ 3,50 e de R$ 4 para R$ 5, de acordo com o trecho e o modal utilizado.
Em Belo Horizonte, o reajuste foi de 9,4%. Os novos preços das passagens passam a valer a partir desta terça-feira (3). A tarifa das linhas chamadas troncais (80% das linhas) sobe de R$ 3,70 para R$ 4,05. A tarifa das linhas alimentadoras, por sua vez, (que representam 20% das linhas) vai de R$ 2,65 para R$ 2,85.
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes chegou a anunciar, na última sexta-feira, que as passagens de ônibus subiriam de R$ 3,80 para R$ 3,95. Mas voltou atrás e decidiu deixar a decisão para nova gestão, que assumiu ontem, dia 1º de janeiro. No entanto, Marcelo Crivella já informou que vai manter o valor atual da tarifa.
Maceió
Em Maceió, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), informou que os cálculos para readequação tarifária dos ônibus urbanos de Maceió serão iniciados somente após o dia 12 de janeiro, quando são divulgados os índices oficias de inflação.
Segundo o órgão, o ajuste anual, previsto em contrato, é calculado de acordo com a inflação dos principais insumos do serviço, como combustível, manutenção dos veículos, salários dos rodoviários, entre outros, buscando manter o equilíbrio financeiro do sistema de ônibus urbano da capital.
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