Câmara Municipal de Arapiraca presta homenagem ao bispo de Penedo, Dom Valério Breda

Por Redação com Ascom/ Câmara Municipal 14/12/2016 10h10 - Atualizado em 14/12/2016 14h02
Por Redação com Ascom/ Câmara Municipal 14/12/2016 10h10 Atualizado em 14/12/2016 14h02
Câmara Municipal de Arapiraca presta homenagem ao bispo de Penedo, Dom Valério Breda
Foto: Arquivo Pessoal
No ano em que se comemora o Centenário da Diocese de Penedo, com uma celebração festiva que contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Anniello, que celebrou uma missa e concelebrada com todos os Bispos do Nordeste 2, a vereadora Gilvania Barros (PMDB), teve aprovado na noite deste terça-feira (13), por unanimidade, projeto de sua autoria concedendo a Comenda Manoel André, ao bispo de Penedo, Dom Valério Breda.

Em sua justificativa, Gilvania Barros destaca o trabalho pastoral realizado por dom Valério Breda, ao longo desses 19 anos, onde desde outubro de 1997, a frente da Diocese de Penedo, ele exerce um importante papel dentro da Igreja Católica e além dos ensinamentos religiosos aos fiéis alagoanos, ele também realiza trabalhos de grande importância social.

"O Bispo e os presbíteros santificam a Igreja com sua oração e seu trabalho, por meio do ministério da palavra e dos sacramentos", lembra a vereadora.

Como membro ativa da Igreja Católica, Gilvania Barros destaca que por estas duas formas, a Igreja no seu conjunto, é elevada a um mais alto patamar de santidade.

Para ela, a boa administração dos sacramentos, e em especial a eucaristia - pela qual Cristo quis perpetuar a memória de sua paixão - faz que as Graças infinitas de Deus se difundam sobre o orbe, comprando pelos méritos de Cristo, os benefícios para a salvação da humanidade.

Dom Valério Breda, nasceu em San Fior, Itália, no dia 24 de janeiro de 1945.

A Diocese de Penedo foi criada em março de 1916, pela Bula papal “Catholicae Ecclesiae Cura” do Papa Bento XV, tendo como padroeira Nossa Senhora do Rosário.

Juntamente com a Arquidiocese de Maceió e a Diocese de Palmeira dos Índios, integra a Província Eclesiástica de Alagoas, pertencente ao Regional Nordeste II da CNBB.