3º BPM realiza encerramento do I Estágio de Nivelamento Operacional de ROTAM em Arapiraca

Por Redação com Ascom/PM 13/12/2016 08h08 - Atualizado em 13/12/2016 11h11
Por Redação com Ascom/PM 13/12/2016 08h08 Atualizado em 13/12/2016 11h11
3º BPM realiza encerramento do I Estágio de Nivelamento Operacional de ROTAM em Arapiraca
Ao todo, 20 militares pertencentes ao 3º BPM se formaram. - Foto: Cortesia ao Já é Notícia
O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou na última sexta-feira (09), o encerramento oficial da primeira turma do Estágio De Nivelamento Operacional de ROTAM, na sede da Unidade em Arapiraca.

A cerimônia celebrou o final do inédito estágio de ROTAM, que se realizou no período de 21 de novembro à 03 de dezembro deste ano, com uma turma de 20 militares lotados na Unidade.

Durante o estágio os militares puderam aprofundar e adquirir conhecimentos indispensáveis ao serviço policial, através de disciplinas como técnicas de abordagem, doutrina de ROTAM, Instrução Tática Individual, Aspectos Jurídicos na abordagem policial, Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, Tiro Policial, Escolta, Imobilização e Técnicas de Algemagem, Direitos Humanos e Uso Diferenciado da Força, Gerenciamento de Crises, Choque Ligeiro, Noções de Policiamento de ROCAM, Radiopatrulhamento Aéreo, Noções de explosivos, Baixa luminosidade, além de um estágio prático.

A solenidade foi presidida pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel José Cláudio do Nascimento. Dela participaram os vinte militares que integraram e concluíram a I turma do estágio, bem como suas famílias; o coordenador do estágio, o capitão Samuel Sidney Oliveira Silva; oficiais e praças lotados no Batalhão e alunos do Curso de Formação de Praças (CFP 2) do Polo Arapiraca.

O evento foi iniciado com homenagens ao tenente Pedro Barbosa de Oliveira Júnior e ao cabo Jair Antonio da Silva com a entrega de certificados de agradecimento por sua contribuição na realização do estágio, como instrutor e monitor, respectivamente. Após a leitura da ata de término do I estágio, os familiares, oficiais e praças presentes na solenidade, agraciaram os militares formados no estágio com seus certificados e brevês. Em seguida, o comandante do Batalhão parabenizou os concluintes e destacou que a qualificação da tropa possibilita melhoria na prestação do serviço prestado à população.

“Hoje, cada vez mais, existe a necessidade da instrução voltada para a realização da nossa missão, pois devido a dinâmica da realidade, as ocorrências estão em constante movimento de transformação. Diante disso, faz surgir a necessidade de constante qualificação do efetivo para a melhoria do serviço prestado à população, o que possibilita, inclusive, a redução das reclamações da população” afirmou José Cláudio.

Por fim, o oficial registrou seu agradecimento aos companheiros instrutores e monitores que participaram do estágio, bem como afirmou que esse curso é apenas uma etapa, pois já está previsto o início de uma segunda turma que irá iniciar em janeiro de 2017. A cerimônia foi finalizada com a exibição de um vídeo em que foi demonstrado o dia-a-dia de todo o período do estágio.