Alagoano Marx Beltrão toma posse e é o novo ministro do turismo

Por Redação com Agências 05/10/2016 15h03 - Atualizado em 05/10/2016 18h06
Por Redação com Agências 05/10/2016 15h03 Atualizado em 05/10/2016 18h06
Alagoano Marx Beltrão toma posse e é o novo ministro do turismo
Foto: Divulgação
O deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) tomou posse nesta quarta-feira (5) como ministro do Turismo, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto com a presença do presidente Michel Temer (PMDB). Ao assumir o cargo, ele prometeu trabalhar no sentido de expandir o turismo, fomentando o emprego e a renda.

"O compromisso que assumo hoje é fruto dos meus passos desde o início da minha vida pública. Agradeço a confiança do presidente Michel Temer, do meu partido e dos colegas de bancada. Desenvolver as ações do turismo, setor que considero estratégico, será tarefa de diálogo permanente", disse o ministro em discurso.

Beltrão toma posse após a saída do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, em junho deste ano, que pediu para deixar o governo após ter sido apontado por um dos delatores da Lava Jato, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, como recebedor de R$ 1,55 milhão em propina entre 2008 e 2014.

Segundo Beltrão, o turismo emprega atualmente cerca de 3,2 milhões de pessoas no país. Ele ressaltou que o Brasil precisa ser mais competitivo pelo imenso potencial turístico que apresenta.

De acordo com dados da pasta, cerca de 60 milhões de pessoas viajam pelo país, mas há outros 70 milhões prontos para entrar nesse mercado. A estimativa é que, todo ano, o Brasil recebe uma média de 6,4 milhões de turistas estrangeiros.

O orçamento do ministério deste ano representa 10% do que foi destinado à pasta em 2009. "Precisamos fomentar leis e projetos. O turismo é sustentável, gera renda, cria emprego e investimentos. É um caminho que precisa ser explorado, é um diálogo que pretendo manter", disse.

Michel Temer

Em seu discurso, Temer agradeceu ao ex-ministro interino Alberto Alves e falou que o trabalho na pasta sempre vai visar a geração de empregos. "Beltrão traça um panorama do turismo voltado para o emprego. Se conseguirmos levar adiante as propostas, estamos ampliando essa questão", afirmou o presidente.