Beleza, criatividade e sustentabilidade marcam desfile do 16 de setembro
Um show de criatividade, beleza, harmonia e alegria, mas sem deixar de lado os alertas em prol da preservação ambiental. Assim foi o desfile da emancipação de Alagoas na manhã desta sexta-feira (16) no bairro de Jaraguá.
Diversos temas ligados à sustentabilidade foram abordados pelas escolas distribuídas nos 42 pelotões que percorreram a Rua Sá e Albuquerque. A Escola Floriano Peixoto, de Atalaia, da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere) chamou atenção para os riscos do desmatamento e distribuiu mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
A 8ª Gere destacou a importância da preservação da água com a Escola Lucilo José Ribeiro, de São José da Tapera, enquanto a Escola Santos Dumont, da 12ª Gere, em Rio de Largo, levou para a avenida uma réplica do 14 Bis.
A reciclagem foi tema da 5ª, 9ª e 13ª Geres, com sede em Arapiraca, Penedo e Alta Maceió – a Escola Adeilza Maria, da 13ª Gere, e a Ernani Méro, de Penedo, trouxeram para Jaraguá um desfile de moda com vestidos sustentáveis feitos de copos de plástico, CDs e garrafas pet.
Já a 3ª Gere, de Palmeira dos Índios, trouxe para a avenida a cultura indígena com a apresentação do toré da comunidade Xucuru-Kariri e da Escola Pajé Miguel Celestino. “É muito gratificante comemorar o aniversário de nosso estado e apresentar ao público a nossa cultura”, disse a diretora Luci Souza.
A gerente da 4ª Gere, Rosileide Queiroz, ressaltou a importância de se unir a data cívica a um trabalho de conscientização. “Quisemos trazer o trabalho desenvolvido pelas escolas para toda a população alagoana e esperamos que as pessoas que receberam essas mudas continuem este trabalho, que trará benefícios para as gerações futuras”, declarou.
Público – O público presente ao evento aprovou as apresentações do desfile. “Venho todo ano e não perco nenhum desfile. Gostei muito da banda da PM e da beleza das escolas”, falou Quitéria Vasconcelos.
O comerciante Jorivaldo Brito trouxe o filho para acompanhar o evento. “Sou baiano e quando criança sempre desfilei no 7 de setembro. Aqui em Alagoas, faço questão de repassar essa tradição para meu filho”, revelou.
Já Severino Inácio da Silva trouxe toda a família para acompanhar a neta Gabriele, que desfilou pela escola particular Maria de Fátima, na Ponta Grossa. “Todo ano assistimos ao desfile e hoje não podia perder a participação de minha neta. Estamos muito felizes”, confidenciou.
Diversos temas ligados à sustentabilidade foram abordados pelas escolas distribuídas nos 42 pelotões que percorreram a Rua Sá e Albuquerque. A Escola Floriano Peixoto, de Atalaia, da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere) chamou atenção para os riscos do desmatamento e distribuiu mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
A 8ª Gere destacou a importância da preservação da água com a Escola Lucilo José Ribeiro, de São José da Tapera, enquanto a Escola Santos Dumont, da 12ª Gere, em Rio de Largo, levou para a avenida uma réplica do 14 Bis.
A reciclagem foi tema da 5ª, 9ª e 13ª Geres, com sede em Arapiraca, Penedo e Alta Maceió – a Escola Adeilza Maria, da 13ª Gere, e a Ernani Méro, de Penedo, trouxeram para Jaraguá um desfile de moda com vestidos sustentáveis feitos de copos de plástico, CDs e garrafas pet.
Já a 3ª Gere, de Palmeira dos Índios, trouxe para a avenida a cultura indígena com a apresentação do toré da comunidade Xucuru-Kariri e da Escola Pajé Miguel Celestino. “É muito gratificante comemorar o aniversário de nosso estado e apresentar ao público a nossa cultura”, disse a diretora Luci Souza.
A gerente da 4ª Gere, Rosileide Queiroz, ressaltou a importância de se unir a data cívica a um trabalho de conscientização. “Quisemos trazer o trabalho desenvolvido pelas escolas para toda a população alagoana e esperamos que as pessoas que receberam essas mudas continuem este trabalho, que trará benefícios para as gerações futuras”, declarou.
Público – O público presente ao evento aprovou as apresentações do desfile. “Venho todo ano e não perco nenhum desfile. Gostei muito da banda da PM e da beleza das escolas”, falou Quitéria Vasconcelos.
O comerciante Jorivaldo Brito trouxe o filho para acompanhar o evento. “Sou baiano e quando criança sempre desfilei no 7 de setembro. Aqui em Alagoas, faço questão de repassar essa tradição para meu filho”, revelou.
Já Severino Inácio da Silva trouxe toda a família para acompanhar a neta Gabriele, que desfilou pela escola particular Maria de Fátima, na Ponta Grossa. “Todo ano assistimos ao desfile e hoje não podia perder a participação de minha neta. Estamos muito felizes”, confidenciou.
Últimas Notícias
Brasil / Mundo
Julgamento do caso Gritzbach é anulado e terá de recomeçar
Polícia
IML divulga causa da morte de Silvânia Maria da Silva, vítima de feminicídio em Arapiraca
Política
Podemos expõe na TV escândalo do Banco Master em Maceió
Polícia
ROCAM recupera motocicleta com registro de roubo durante patrulhamento em Arapiraca
Polícia
Homem é preso com duas pistolas e munições durante ação da ROCAM e Canil em Arapiraca
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

