Greve dos bancários: Fenaban propõe reajuste de 7%, diz Contraf

Por G1 09/09/2016 13h01 - Atualizado em 09/09/2016 16h04
Por G1 09/09/2016 13h01 Atualizado em 09/09/2016 16h04
Greve dos bancários: Fenaban propõe reajuste de 7%, diz Contraf
Foto: Divulgação
A Federação Nacional dos Bancos propôs um novo reajuste de 7% aos bancários nesta sexta-feira, informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Segundo o sindicato, as negociações devem continuar. Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real.

A Fenaban não deu detalhes sobre a proposta. Segundo a Contraf, foi proposto ainda aumento de 7% na PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3,3 mil. A reunião de negociação aconteceu nesta sexta em São Paulo.

Reivindicações

A categoria havia rejeitado a primeira a proposta da Fenaban de reajuste de 6,5% sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil. Os sindicatos alegam que a oferta ficou abaixo da inflação projetada em 9,57% para agosto deste ano e representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário.
Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

Segundo a Fenaban, a proposta representa um aumento, na remuneração, de 15% para os empregados com salário de R$ 2,7 mil, por exemplo. Para quem ganha R$ 4 mil, o aumento de remuneração seria de 12,3%; e, para salários de R$ 5 mil, equivaleria a 11,1%. O piso salarial para a função de caixa, com o reajuste, passaria a R$ 2.842,96, por jornada de 6 horas/dia.